segunda-feira, 4 de abril de 2016

author photo
Bom dia Críticos!!

Descrição: Cartaz de Batman vs Superman. Fonte: www.fascinadosporseries.com.br


Finalmente vamos fazer esse review tão aguardado. Lembrando antes de mais nada que esta resenha CONTÉM SPOILERS e que isso é apenas uma opinião nossa e gostaríamos que não tivesse rage aqui nos comentários. Bom, vamos ao que interessa.

O filme começa com uma cena da morte dos pais do Bruce Wayne e depois a queda dele num poço lotado de morcegos. A meu ver completamente desnecessário, tendo em vista que até quem não é fã dos quadrinhos sabe a origem do Batman e como seus pais morreram. O simples fato de ser o início de uma nova era da DC não justifica repetir isso pela milésima vez.

O filme se segue com a chegada do Bruce à Metrópolis (como se ele tivesse saído da infância para a vida adulta em uma fração de segundos) enquanto tem o embate do Superman e do General Zod. Ele salva um segurança das Indústrias Wayne dos escombros e uma menininha de ser esmagada por um bloco de concreto.


Descrição: Bruce Wayne salva uma menina de ser esmagada. Fonte: www.adorocinema.com


Alguém por favor me responda porque o Bruce Wayne que é um ser inteligentíssimo iria entrar numa nuvem de pó de concreto somente pra ver o seu prédio desabando? A cena culmina num salvamento e depois o afastamento da câmera tornando a cena bastante piegas.

Logo após isso, estamos no deserto africano e a Louis Lane (Amy Adams) está lá(?), assim, sem nenhuma explicação plausível, cobrindo uma matéria para o Planeta Diário. (Por quê um jornal regional estaria cobrindo uma matéria na África?) Ela está em apuros e obviamente o Superman vem salvá-la. Até aí tudo normal. Segue o barco.

Só que nesse meio tempo várias pessoas do vilarejo morrem e a forma de atuação do Homem de Aço é questionada, o que acontece bastante nos quadrinhos. Isso já é motivo suficiente pro Batman considerar o Superman uma ameaça à Terra e buscar uma forma de derrotá-lo.

Após um convite de Lex Luthor para um evento em sua casa, Bruce conhece pessoalmente Clark Kent e trocam farpas sem saber de suas identidades em um nível "picuinha da quinta série". Vale ressaltar aqui a facilidade como Bruce e Alfred (Jeremy Irons) conseguem hackear o sistema da casa de uma das mentes criminosas mais inteligentes dos quadrinhos.


Descrição: Clark Kent, Lex Luthor e Bruce Wayne conversando. Fonte: www.g1.globo.com


Quanto ao Lex Luthor, apesar de ser exagerado demais em várias situações a atuação de Jesse Eisenberg é bastante verossímil e gosto da idéia de não ficar explicando a origem do personagem. Ponto positivo.

A trama se desenrola de forma confusa e com cenas cortadas demais (opinião da Carol), atrapalhando assim o entendimento da maioria do público.

Os pesadelos do Morcegão são percebidos claramente que não se trata da realidade, pois uma hora ele está analisando os arquivos que acabou de roubar da Lexcorp e no outro instante ele aparece no deserto lutando com soldados (WTF!?), o que compromete o elemento surpresa.

Descrição: Batman lutando contra soldados no deserto. Fonte: www.terrazero.com.br


Sobre os dados roubados da Lexcorp: como o Luthor tinha uma pasta com símbolos, documentos, vídeos e tudo mais dos meta-humanos? Parece até que foi ele que fundou a Liga da Justiça e não os personagens principais do filme. 

Depois disso a história segue como se a rixa entre o Vigilante de Gotham e o Filho de Krypton se resumisse a um joguinho criado pelo Lex Luthor para um matar ao outro. Louis é sequestrada e empurrada do alto de um prédio para que o Superman apareça. Bingo.

Uma discussão bastante trivial entre Lex e o Super revela que Martha (vivida por Diane Lane), mãe adotiva de Kal-El, foi sequestrada pelo cientista e só será libertada se o Superman matar o Batman, o que é prontamente aceito. Nessa altura o Morcegão já roubou a kryptonita do Lex e fez vários armamentos com ela. Não vale a pena destrinchar isso.

Pausa para um comentário: Superman é um ser onipresente, onisciente, etc. Ele ouviu a Louis no deserto africano, mas não ouviu a própria mãe sendo sequestrada? (desculpe pelo vacilo, mãe!)

O Homem de Aço vai à Gotham para pedir ajuda ao Batman, mas este está cheio de ódio no coração (agora o pau vai comer!). Umas bombinhas de kryptonita aqui, outras ali e quando o Superman está quase encontrando o Jor-El no Além, Clark fala "Martha, você tem que salvá-la" e é aí que o menino Bruce desembesta de vez. Louis aparece para salvar o dia e explicar que esse é o nome da mãe do Clark. 

Assim, em questão de segundos, o Batman deixa todo aquele ódio do Superman (mal fundamentado na trama, por sinal) e vira melhor amigo dele. O Super vai atrás do Lex e o Batman salvar a Martha do cativeiro.


Descrição: Personagem Apocalipse (DoomsDay) Fonte: www.javiuesse.com


Chegando no local onde estava o que sobrou da nave do Zod, Apocalypse termina o seu período no casulo e "nasce". Ele derruba a nave do Batman que estava voltando a Metrópolis para ajudar o Superman e é atacado pelo ser alienígena.

É nesta hora que surge a Mulher Maravilha e salva o Morcegão de virar churrasco. Desta forma, pela primeira vez a grande trindade da DC é vista no filme (todos choram)

Descrição: Superman, Mulher Maravilha e Batman. Fonte: www.setimaart.com


Eles começam a enfrentar o Apocalypse, o que culmina no sacrifício do Superman em cravar a estaca de kryptonita no peito do monstrão e morre logo em seguida com um ferimento no peito. A grande crítica pra mim nessa cena toda é que para a primeira vez que eles lutam juntos eles estavam muito sincronizados, como se lutassem há anos juntos.

O filme termina com o enterro do Superman, um apelo a criação da Liga da Justiça e um suposto renascimento do Homem de Aço.

RESUMO FINAL: O filme é longo, porém sofre graves problemas de edição e montagem. A necessidade de se criar um filme da Liga da Justiça às pressas acabou por desmantelar um dos melhores arcos da DC. A meu ver, o correto seria ser feito um filme do Batman e após um da Mulher Maravilha para aí sim ter este filme e consequentemente, o da Liga da Justiça. 

Como dito no título do post, Snyder não captou a essência de Batman e Superman. O Vigilante de Gotham é um ser perturbado, no entanto, ele acredita na justiça. Sendo assim, jamais ele sairia por aí atirando e matando pessoas. Ben Affleck está bem no papel e merece destaque.

Já o Superman é o queridinho da América, aquele que ama os seres humanos. É isso justamente que o torna um pouco humano. Colocar um Superman complexado e incapaz de resolver seus problemas com Lex torna a trama sem muito sentido, uma vez que justamente por isso que Batman e Superman se enfrentam nos quadrinhos: porque são antagônicos. Colocam a Louis pra ser salva três vezes no filme, bem típico da década de 60, mas resolvem criar um novo modelo para o Super, o que pra mim não funcionou muito bem. Henry Cavill tem uma atuação normal. Não é brilhante, mas não compromete.

Apesar de ter feito ponta nesse filme (o que é uma pena) a Mulher Maravilha vivida pela Gal Gadot cumpre bem o seu papel e faz uma ponte para o seu filme solo que será lançado em 2017. Atuação segura da atriz sem grandes destaques.

O arco inicial da trama é muito grande e arrastado com quase uma hora de duração. O filme somente empolga com a luta entre os protagonistas que culmina na luta com o DoomsDay. Luta essa que durou míseros 10 minutos, com muita boa vontade.

Apesar desses problemas narrados, o filme entretém de forma razoável e a luta final faz parecer que foi um filmaço. Méritos para o Snyder por isso.

Nota final: SETE.

_________________________________________________________________________

E você o que achou dessa resenha? Concorda? Discorda? Deixe aí nos comentários. E nos sigam no Facebook e Twitter.

Tchau!

- Luiz.


Este post tem 3 comentários

avatar
Unknown delete abril 15, 2016 11:03 PM

Segura minha salva de palmas: "clap, clap, clap, clap!!!" huahuahuhuahauahuahu Sua review foi na jugular! Se a pessoa esquecer o que sabe sobre Batman e Superman e ignorar a colcha de retalhos que eles fizeram no roteiro, o filme dá para curtir. Nota 7 merecidíssima!

Reply
avatar
Unknown delete abril 17, 2016 1:34 PM

Bom gostei muito da crítica, mas não concordo muito! =\
Acho que foi bem pontuado, mas temos a pensar que é um filme, logo precisa agradar um grande público e não só aqueles que já conhecem os quadrinhos, então acho alguns detalhes aceitáveis!
Agora realmente tem parte que fica confusa! Rsrs
Parabéns aos 3 pelo blog, olhei hj pela primeira vez e adorei! Reúne tudo que eu gosto! Rsrs

Reply
avatar
Unknown delete abril 17, 2016 1:34 PM

Bom gostei muito da crítica, mas não concordo muito! =\
Acho que foi bem pontuado, mas temos a pensar que é um filme, logo precisa agradar um grande público e não só aqueles que já conhecem os quadrinhos, então acho alguns detalhes aceitáveis!
Agora realmente tem parte que fica confusa! Rsrs
Parabéns aos 3 pelo blog, olhei hj pela primeira vez e adorei! Reúne tudo que eu gosto! Rsrs

Reply


EmoticonEmoticon

Próximo Post Next Post
Post Anterior Post Anterior