domingo, 29 de maio de 2016

author photo
Boa noite Críticos e Críticas!!

Hoje falaremos do último lançamento da Fox, X-Men: Apocalypse. O diretor Bryan Singer também dirigiu e produziu este filme assim como os anteriores da atual trilogia (direção em Dias de Um Futuro Esquecido e produção em Primeira Classe).


Descrição: poster do filme. Fonte: denofgeek.com


Dividirei esta resenha em 5 quesitos cada um valendo 2,0 (dois pontos):

1 - Roteiro
2 - Direção
3 - Fotografia
4 - Personagens
5 - Efeitos Especiais


1 - Roteiro (1,5/2,0)

O roteiro trata-se de uma continuação do Dias de Um Futuro Esquecido e o filme é ambientado nos anos 80. A trama se desenrola de uma forma bem interessante, mas demora muito para engrenar e isso torna o filme por vezes um pouco entediante.

No geral, o filme tem uma boa história e amarra alguns pontos soltos dos outros filmes (Primeira Classe e Dias de Um Futuro Esquecido) e até mesmo da primeira trilogia, mas peca por mostrar alguns personagens de forma extremamente rasa.

Ponto alto mais uma vez foi a participação do Mercúrio nas cenas em slow motion, assim como no filme antecessor.

2 - Direção (1,5/2,0)



Descrição: diretor Bryan Singer. Fonte: pt.wikipedia.org


Como já dito anteriormente o filme é dirigido por Bryan Singer, assim como os outros dois filmes da atual trilogia (direção e produção). Bryan consegue extrair o máximo de um roteiro bem básico e isso é um ponto bem positivo. Mérito para a direção do trailer que não entregou o plot principal do filme e manteve um pouco da surpresa.

No entanto, alguns cortes deixam o expectador confuso e remetem a uma direção claudicante da primeira trilogia, o que é um ponto extremamente ruim.

3 - Fotografia (1,5/2,0)


Descrição: personagens Jean Gray e Ciclope. Fonte: slashfilm.com


A trama do filme gera uma tensão no expectador com o ressurgimento do Apocalypse e o perigo iminente do fim do mundo. No entanto, a fotografia do filme não nos passa esse clima de tensão que deveria estar evidente. Vale dizer ainda que a excessiva utilização da paleta de cor azul e suas variações deixa o filme por algumas vezes visualmente cansativo e deprimente.

Mais uma vez vou frisar a cena em  slow motion do Mercúrio que é um show a parte e grande parte do público comentou e vibrou com ela.

No contexto geral, as cores estão bem empregadas e são vibrantes, fazendo jus a um filme que se passa na década de 80.

4 - Personagens (1,5/2,0)


Descrição: Apocalypse e Lord Zedd. Fonte: filmesmaniaco.blogspot.com

Os personagens se complementam na trama e cada um tem seu motivo de estar presente no filme. Os uniformes estão bastante parecidos com os dos quadrinhos e a série animada da década de 90, o que ocasiona uma fidelidade e uma maior identificação do público com a película.

No entanto, a atuação apagada do Magneto e o aspecto visual do Apocalypse deixam muito a desejar. Quando há um filme dos X-Men sempre se espera uma participação marcante de Erik Lensherr, mas não é o que acontece neste filme. Ele é só mais um coadjuvante sentindo pena de si mesmo. E o visual do vilão da história já virou até piada de internet com a sua similaridade com o vilão do filme dos Power Rangers.

Ponto extremamente positivo é a demonstração do aumento de poder da Jean Grey, dando a entender que futuramente ela se tornará a Fênix Negra.

5 - Efeitos Especiais (1,7/2,0)

Quando se trata da Fox e o mundo dos super-heróis eu fico bem cético quanto à efeitos especiais, mas até que esse filme não decepcionou tanto como no último Quarteto Fantástico, por exemplo.

As cenas de luta estão bem realistas e empolgam depois de um bom tempo de enredo sem muita ação, mas ainda precisa ser apurada a qualidade dos efeitos, pois por muitas vezes ficou bastante caricato e nitidamente que se tratavam de efeitos criados por computador, quando a intenção é justamente o oposto.

No entanto, pontos positivos foram a cena do Magneto em Auschwitz e a cena do Mercúrio em slow motion que foram um show à parte.

NOTA FINAL: 7,7


Muito obrigado pela leitura! Não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais, compartilhar com os amigos e darem a sua opinião sobre o filme nos comentários

Até a próxima, pessoal!!!

- Luiz.

Este post tem 0 comentários


EmoticonEmoticon

Próximo Post Next Post
Post Anterior Post Anterior