Olá Críticos e Críticas!
Estamos de volta com mais uma Resenha Crítica e desta vez vamos falar da nova saga fantástica baseada no mundo de J.K. Rowling (Harry Potter): Animais Fantásticos e Onde Habitam!!
Estamos de volta com mais uma Resenha Crítica e desta vez vamos falar da nova saga fantástica baseada no mundo de J.K. Rowling (Harry Potter): Animais Fantásticos e Onde Habitam!!
CONTÉM SPOILERS!!!
Descrição: Personagem Newt Scamander dentro de um banco em Nova Iorque. Fonte: coxinhanerd.com.br
O filme é baseado no manual homônimo de criaturas fantásticas (lançado em 2001) escrito ficticiamente por Newt Scamander. O tema central da trama é a chegada do magizoologista Newt a Nova Iorque e por acidente, alguns de suas criaturas escapam de sua maleta. A maleta é um objeto mágico onde ele carrega os animais que ele capturou ao longo de suas viagens.
1 - Roteiro (1,9/2,0)
Uma das pessoas encarregadas pelo roteiro dessa nova "trilogia" de Animais Fantásticos é nada mais nada menos do que J.K. Rowling, a criadora de todo esse universo. Seria um tanto quanto incoerente da minha parte que eu não achasse este roteiro muito bom. Ele é bem amarrado, fluído e deixa aquele cliffhanger para o próximo filme da série.
No entanto, mais uma vez assim como na resenha de Doutor Estranho, a exposição do vilão não me agradou. Grindenwald (Johnny Depp) demora demais a ser desmascarado e o filme acaba ficando sem um vilão principal, porque estava óbvio desde o princípio que Percival Graves (Colin Farell) não o era.
2 - Direção (2,0/2,0)
Descrição: Diretor David Yates. Fonte: youtube.com
A direção do longa ficou a cargo do já conhecidíssimo pelos fãs dos filmes de Harry Potter, David Yates. Yates trabalha na franquia do bruxinho desde A Ordem da Fênix em 2007. Então ninguém mais indicado do que ele para comandar essa nova série.
As cenas de luta e ação são um primor. O diretor soube explorar o jogo de luzes e sombras de forma que as cenas ficam agradáveis ao olho humano. As cena de Newt correndo atrás do Pelúcio são de uma espontaneidade fora do comum. Merece destaque também a interação dos personagens com o CGI, mas isso vai ficar melhor explicado mais pra frente.
3 - Fotografia (2,0/2,0)
Descrição: Newt Scamander mostrando o Tronquilho para Jacob ao fundo. Fonte: omelete.uol.com.br
Mais uma vez a Warner acertou na fotografia. A combinação de cores escuras (tons de preto, cinza e marrom) para contrastar com o colorido dos animais fantásticos é de uma genialidade singular. Desta forma, tanto de dia quanto de noite as criaturas se destacam e fica evidente toda a magnitude das cenas de ação.
No mais a fotografia cumpre bem o seu objetivo, enriquecendo as sequências do longa de uma forma bastante técnica e caprichosa. Nota-se que o diretor teve o esmero de fiscalizar os mínimos detalhes para que tudo ficasse perfeito.
4 - Personagens (1,9/2,0)
Descrição: Da esquerda para a direita - Porpentina, Newt, Jacob e Queenie. Fonte: disqus.com
Newt Scamander (Eddie Redmayne): cumpre a sua função sem ser brilhante. O seu personagem não é tão profundo assim. Por isso não vá esperando ver uma atuação no nível de A Garota Dinamarquesa e A Teoria de Tudo.
Porpentina Godstein (Katherine Waterston): personagem raso que pouco acrescenta a trama. Está ali mais para fazer par romântico com Scamander do que outra coisa. No entanto, não compromete o longa.
Jacob (Dan Fogler) e Queenie Goldstein (Alison Sudol): Jacob é o alívio cômico do filme, no entanto, isso não é algo ruim. Dan Fogler soube fazer isso de forma muito competente e nos faz arrancar algumas boas risadas. Já Queenie com seu jeito desastrado e encantador se apaixona por Jacob e formam o melhor casal da trama (eu shippo rs).
Pelúcio e Tronquilho: a melhor dupla de CGI dos últimos tempos. Eles não falam uma palavra, no entanto, as suas expressões e trapalhadas cativam totalmente o público e arrancam gargalhadas. Não tem como não se apaixonar.
Percival Graves (Colin Farrell) e Credence (Ezra Miller): ambos personagens poderiam ter sido melhor explorados tanto pelo roteiro quanto pelos atores. Achei a atuação de ambos um pouco dispersa e em algumas vezes desleixada. Não me passou veracidade, razão esta por ter tirado um décimo deste critério.
5 - Efeitos Especiais (2,0/2,0)
Quando se trata de Warner espera-se excelência nos efeitos especiais e o filme não deixa a desejar de forma alguma. As cenas de luta com as varinhas são lindas e causam um efeito muito agradável na tela. O CGI está magnífico e se não soubéssemos que é um filme baseado em uma literatura fantástica com certeza acreditaríamos que se tratavam de animais reais tamanho o grau de veracidade das cenas.
Vale mencionar ainda o efeito 3D do filme que está estonteante e que te dá um banho de imersão na história. A Warner não poderia ter sido mais feliz neste critério.
NOTA FINAL: 9,8
O filme introduz bem uma outra realidade do universo fantástico de Harry Potter e diz bem a que veio. O jeito agora é aguardar os demais filmes da franquia para podermos dar nosso veredito sobre tudo. Indicadíssimo!
E você, já viu? O que achou? Não esqueça de nos contar aqui nos comentários e nos seguir nas nossas redes sociais.
Até a próxima!!
- Luiz.
PS¹: Lamentamos muito o falecimento da atriz e escritora Carrie Fisher que nos deixou na data de hoje com nossos corações partidos. Vá em paz, General Leia Organa. Que seu exemplo de força e determinação seja reverberado por muitas meninas e mulheres por muito tempo! Pra quem não sabe Carrie Fisher tinha depressão e mesmo assim tentava ter uma vida normal e desta forma se tornou um modelo para muitas meninas e mulheres no mundo todo.
PS²: Muito obrigado pelas cinco mil visualizações do blog! Sem vocês nada disso teria sido possível! Em breve terá muito mais coisa boa, aguardem!
1 comentários:
Taí um filme que eu fiquei com medo de assistir, mas que me surpreendeu! Foi um ótimo retorno ao mundo de Harry Potter e satisfez minha ânsia de fã. Realmente as atuações não me empolgaram tanto, mas também não me decepcionaram. O roteiro foi muito bom, efeitos especiais ótimos! Me apaixonei pela Queenie e pelo Jacob e o Pelúcio e o Tronquilho realmente foram os melhores personagens (em especial o tronquilho - Pickett seu fofo!!!). Estou super ansiosa pelas próximas quatro continuações que a JK comentou que teria! Espero que a tendencia seja melhorar!
ReplyEmoticonEmoticon