terça-feira, 24 de janeiro de 2017

author photo
Olá Críticos e Críticas!!

Voltamos das férias de janeiro a todo vapor e dessa vez falaremos da última animação da Disney: Moana - Um Mar de Aventuras!

Antes de mais nada gostaria de explicar que pode ser que você estranhe a princípio o novo formato de resenha sem tópicos. Resolvemos fazer isso para ficar uma coisa mais descontraída e sem muito tecnicismo que é justamente a intenção deste blog. Segue o barco!


Descrição: poster da animação Moana. fonte: ocamundongo.com.br


A história se passa na ilha de Motolui, uma ilha polinésia, onde Moana (Auli'i Cravalho) nasceu e cresceu. Os antigos contavam a história que Te Fiti, a deusa que criou tudo na natureza teve seu coração roubado pelo semi-deus Maui (Dwayne Johnson), mas se perdeu no mar, acarretando um desequilíbrio natural.

O plot original do roteiro nos mostra a protagonista indo em busca de Maui para que ele a leve até Te Fiti, devolva o coração e restabeleça o equilíbrio que estava afetando a todas as ilhas.

Apesar de ser um roteiro simples, Moana tem várias reviravoltas ao longo de sua jornada, inclusive em conflitos pessoais da protagonista e de seu gracioso sidekick Maui. Apesar desses plot twists ao longo do filme, o roteiro é bastante fluído.  Finalmente a Disney aparenta ter aprendido que essa história de "E viveram felizes para sempre" não cabe mais na realidade atual. 

Três lições importantes que podem ser tiradas pela garotada e por todos que assistirem o filme: Primeira - nunca desista na primeira tentativa. Tem sempre algo melhor te esperando à frente. Segunda - Todos têm o direito de tentar consertar algo de errado que fizeram e que se deve incentivar a pessoa a isso e não somente apontar o dedo e recriminar. E terceiro - você não precisa de um par para se completar. Você já é um ser completo. Pode-se buscar alguém para agregar valores a nós.


Descrição: os diretores de Moana - John Musker e Ron Clements. Fonte: nerdbreak.com.br


A direção ficou a cargo de John Musker e Ron Clements, esses dois da foto acima que mais parecem dois vovôs gente boa. Os caras "só" dirigiram nada mais nada menos que A Pequena Sereia, Aladdin, Hércules e A Princesa e O Sapo. Isso já são credenciais mais que suficientes para avaliar que o trabalho dos dois mais uma vez foi fantástico e que a edição está impecável. Não há pontos soltos e sem lógica no filme. O filme é coeso e agradável de se assistir.


Descrição: pequena Moana envolta pelo mar. Fonte: papodecinema.com.br
 

A parte da animação mais uma vez segue o padrão de qualidade Disney e depois que a empresa parou de produzir filmes em 2D ela se especializou cada vez mais a cada animação em fazer um trabalho de qualidade impecável. Não há falhas de execução de movimentos de personagens, cenários, nada. Vale mencionar a qualidade da animação das águas (local onde se passa a maior parte do filme) que está um deslumbre. O 3D criado para este filme é um deleite.


Descrição: caranguejo Tamatoa. Fonte: cineart.com.br


A dublagem original está muito bem feita e o sincronismo entre som e movimentos está perfeito. Dificilmente um filme de animação da atualidade seja ele de qual estúdio for peca nessa categoria. Não existem mais dublagens do nível novela mexicana rs. No entanto, uma coisa que deve ser mencionada é que a adaptação de algumas músicas para o português não ficaram boas. O exemplo mais gritante disto foi a música do caranguejo Tamatoa que por muitas vezes soou boba e sem sentido algum.


 Descrição: Maui, Moana e o porquinho velejando pelo mar. Fonte: cinemanews2.com.br


Para finalizar vamos falar de uma coisa que eu adoro quando se trata de qualquer filme com selo de qualidade Disney: os efeitos visuais. Você deve estar se perguntando o porquê de falarmos disso se já falamos da animação. A animação nada mais é do que pegar várias imagens em sequência e acelerar o processo de transição entre uma imagem e outra. No entanto, os efeitos visuais são o acabamento e a transição entre esses quadros. E isso a Disney faz com maestria. A qualidade gráfica do filme é sensacional e se não fosse cartunizado certamente daria para se imaginar naquele ambiente tranquilamente.

NOTA FINAL: 




E você, já viu? Gostou tanto quanto a gente? Não esquece de comentar e nos seguir nas nossas redes sociais!

Até mais!

- Luiz e Carol. 

Este post tem 0 comentários


EmoticonEmoticon

Próximo Post Next Post
Post Anterior Post Anterior