quarta-feira, 6 de julho de 2016

author photo
Olá, críticos e críticas!
I'M BACK IN THE GAME!!!


Depois de um hiatus chatinho, por motivo de razões, estou de volta!

Tem um tempo que eu planejo escrever essa crítica, mas nunca sabia como abordar o assunto, já que o meu ponto de vista não é muito feliz. Mas vamos lá. Hoje vou falar sobre o que eu achei do livro nacional A Promessa da Rosa, da autora Babi A. Sette (Editora Novo Século).



Quando comecei a leitura minha expectativa era altíssima. AMO romances históricos! Desde de sempre. E não vou mentir, essa capa é muito linda. Mas a decepção foi grande...

Gente, simplesmente evitem o estresse e a perda de tempo... A leitura desse livro é sofrível!!! Não sei nem por onde começar! Primeiro, tenho que dizer que sim, eu o li por inteiro. Mas só porque estava lendo com um grupo de amigas e todas nos esforçamos muito para acabar a história - à base de sangue, suor e lágrimas - e tentar entender porque tantas críticas positivas.


Vale dizer que dá para ver o esforço da autora. Ela tentou entregar um romance histórico no nível de uma Judith McNaught ou de uma Julia Quinn, mas falhou por mil e um motivos, um deles sendo que em vááááários momentos era evidente a influência dessas autoras, pontos na história muito similares aos seus livros.

Partindo disso, tenho que dizer que o livro não foi editado. Simples assim. Não houve um beta reader (aquela alma amiga caridosa que lê o livro enquanto o autor está escrevendo ou logo que acaba e vai fazendo uma revisão inicial, dando dicas e ajudando a moldar a história), um agente literário, inicialmente, que revisasse o livro com a autora antes que ela entregasse para avaliação das editoras. E depois, na própria editora em que foi publicada, NÃO HOUVE CUIDADO ALGUM EM EDITAR O TEXTO DESSA POBRE!!!

N - E - N - H - U - M - A  --  E - D - I - Ç - Ã - O ! ! !

Chove erro gramatical, de coesão e de coerência no livro inteiro! A minha edição é em ebook e tem dezenas, quiçá centenas, de marcações minhas! E isso porque no início da leitura eu não destaquei os erros, só o fiz mais para o meio/final, quando já tinha perdido a paciência. Por exemplo, eu não sei se há um nome para essa técnica que ela usa (se existe, eu desconheço), que é dar emoção a um ambiente. Como assim, você pergunta? Tem uma cena que o restaurante ficou "gargalhado"... Em outra: "Até a luz obscura da manhã foi pistolada." O QUE RAIOS SIGNIFICA ISSO?!?!?!?! Deram um tiro, uma coronhada, no Sol??? O.o'

Sobre a história em si... Ao invés de livro, acho que a autora deveria ter roteirizado tudo e enviado para o SBT! Facilmente "A Promessa da Rosa" ultrapassa qualquer novela mexicana em matéria de dramalhão, cenas desnecessárias, personagens nada carismáticos e com quem não dá para se identificar nem uma grama sequer.

A protagonista é insuportavelmente lesada e egoísta! O tempo inteiro ela se diz preocupada com a reputação e o futuro da irmã, mas em NENHUM MOMENTO age de acordo com isso e sempre faz o que quer, quando quer, onde quer, sem pensar nas consequências. Por conta de suas infantilidades, ela come o pão que o diabo jogou no chão, cuspiu, esfregou os cascos em cima, chutou para uma sarjeta e jogou ácido em cima. Só isso. OK, depois de sofrer mais do que a Maria do Bairro, a Maria Mercedes, a Mari Mar e a Paulina de a Usurpadora juntas, ela até consegue se reerguer, mas no fim ela deveria ter se vingado do maldito duque arrogante e sido feliz com um cara aleatório ou virado lésbica ou ter ficado sozinha com 25 gatos!!!! Qualquer coisa teria sido melhor do que o que aconteceu. Eu queria jogar meu Kobo longe quando terminei de ler, sendo sincera.

Sobre o protagonista masculino, Arthur... Argh!! Acho que nunca li tanto a palavra "duque" na minha vida! Eu revirava os olhos a cada 15 vezes que lia o título nobiliárquico ser dito "em vão"! Arthur Harold, o Duque de Belmont (socorro com esses nomes...) é um homem abusivo, arrogante, autocentrado, insuportável de se conviver - não sei como ele mantinha qualquer amizade! Ele não escuta ninguém e só vê e entende aquilo que ele quer ver e entender! Só faz o que quer e não faz questão de ouvir a opinião ou a versão de outras pessoas, o que acaba com a vida de diversos personagens. Tem gente virando mendigo por causa dele? Tem. Ficando doente até a morte? Tem. Casando com homem sem escrúpulos? Check!

Arthur chega ao ponto de ser um maníaco, de tão possessivo, ciumento e incompreensível que é! Se a autora queria fazer com que ele transparecesse ser um sujeito mega apaixonado e cego de amor, falhou miseravelmente. Ele é um homem que não aprende com os erros (até depois que tudo é esclarecido), que não sabe perdoar (mesmo que a pessoa nem precise de perdão, só ser ouvida). E vou dizer, torci o livro inteiro para que ele padecesse na "solteirice" e, se possível, fosse castrado bem dolorosamente e amargurasse de arrependimento até morrer, só para pagar pelo tanto de babaquice que cometeu no desenrolar da história. Mas, obviamente, não é isso o que acontece. #PandaDecepcionada

Eu, sinceramente, me senti menos mal por ter lido "A Promessa da Rosa" em ebook e nenhuma árvore ter sido sacrificada em nome dessa leitura... Na minha opinião, (que pelo que vi na internet é uma exceção... Espero mesmo que as críticas eu li sejam de pessoas que não leem muito. Ou não leem nada...) a autora tinha todo o potencial do mundo para fazer um livro bem legal, mas a falta de revisão e edição não ajudaram em nada a vida desse livro. Bastava um beta reader honesto e focado no que estava fazendo, um revisor e um editor decentes, que ao menos tivessem folheado o livro!!! Juro que quando soube que este livro era um romance histórico corri para ler a sinopse, esperando ver algo ambientado no Brasil, quem sabe no período regencial! Algo realmente nacional e de qualidade! Mas fiquei na vontade... Vou continuar com a Veridiana Maenaka e esperar que não tenhamos só ela para salvar os históricos nacionais do ostracismo.

Bem, infelizmente, depois de ler a Promessa, perdi qualquer interesse em ler outros materiais da autora. Espero mudar de ideia no futuro...

Me despeço aqui, pessoal! Um abraço a todos e até a próxima!!!
Amanda Indio.

Este post tem 2 comentários

avatar
Unknown delete julho 06, 2016 8:27 AM

Pois é amiga, acho que você descreveu bem minha sensação! Minha primeira frustração com o livro foi não se passar no Brasil! A história não é boa, mas a falta de edição desanima muito. Não entendo ter tantas críticas positivas!

Reply
avatar
Unknown delete julho 06, 2016 6:53 PM

Você falou tudo! Muitas partes que eu não consegui entender, simplismente por falta de vírgulas e pontos! Tive que ler e reler varias partes! Eu estava até torcendo pro casal principal, mas teve muitos dramas em volta da história deles que eram desnecessários! Também não entendo de tantas críticas positivas sobre esse livro dela e fiquei muito desanimada em ler os outros.

Reply


EmoticonEmoticon

Próximo Post Next Post
Post Anterior Post Anterior