sábado, 11 de março de 2017

author photo
Olá críticos e críticas!

Estamos de volta com mais uma Resenha Crítica e dessa vez é pra falar do último lançamento da Fox: Logan!


Logan se passa em 2029 e relata o que aconteceu com o personagem principal (Hugh Jackman) homônimo e com o professor Charles Xavier (Patrick Stewart) após os mutantes terem desaparecido.

O roteiro foi escrito por James Mangold (também diretor do filme), Michael Green e Scott Frank e se baseia levemente no arco Velho Logan do Mark Millar. Neste contexto vemos um Logan envelhecido, cansado, amargurado por tudo o que aconteceu em sua vida e que quer à qualquer custo proteger o professor Xavier de pessoas que querem utilizá-lo para experimentos.

O roteiro é muito bom, no entanto, por algumas vezes se torna repetitivo com tantas fugas e lutas. Um dos pontos que faltou ser levantado no filme e que estava no roteiro original é o destino dos X-men. Quem leu o Velho Logan sabe exatamente o que ocorreu, mas na trama ficou muito implícito.

O ponto alto do roteiro é a exploração do passado da X-23 (Dafne Keen) e a homenagem ao western "Os Brutos Também Amam" de 1953, protagonizado por Alan Ladd.

No geral, o roteiro não decepciona e o filme é um excelente passatempo.

Descrição: diretor James Mangold. Fonte: http://www.imdb.com/name/nm0003506/

A direção - como já dito anteriormente - ficou a cargo de James Mangold que o fez de forma magistral. Desde o início das filmagens, o diretor já vinha dando declarações de que a intenção inicial era fazer um filme com classificação etária  18 anos e isso funciona muito bem.

Um filme sobre Logan deve ser violento, selvagem e desbocado e isso seria impossível com uma classificação etária menor.

As cenas de luta são absurdamente bem coreografadas e violentas, um ponto altíssimo do filme. Vale lembrar que Mangold tb foi o diretor de Wolverine: Imortal, que foi um misto de aclamações e críticas. Mas em Logan ele conseguiu retratar bem a alma do carcaju da Marvel.

Descrição: Logan refletindo sobre os últimos acontecimentos. Fonte: http://educativafm.com.br/novo/logan-com-hugh-jackman-no-papel-de-wolverine/

A fotografia do filme puxada para tons de cinza e preto revela não só o clima desértico em que grande parte do filme é rodado, mas também expressa o drama dos personagens que estão passando por momentos conturbados.

Existe ainda uma possibilidade do filme sair em uma versão em preto e branco e talvez isso torne o filme ainda melhor, pois sem um fotografia impactante Logan jamais teria o início avassalador que todos esperavam.


Sobre o elenco principal não restam muitas dúvidas, pois Hugh Jackman e Patrick Stewart estão carecas de fazerem seus personagens. E eu juro que isso não é uma piadinha haha. São dois excelentes atores oriundos do teatro e que já encarnaram a alma de seus personagens há muito tempo. Falar dos dois é chover no molhado.

Vale então aqui ressaltar a atuação da pequena notável Dafne Keen que aterrorizou a todos com uma atuação tão verossímil da X-23. Você realmente consegue imaginar que ela foi uma experiência de laboratório. Ela está agressiva, selvagem, lutando contra tudo e contra todos, uma verdadeira versão mini de toda a raiva encarnada do Wolverine, especialmente quando ele se descontrola.

Ainda podemos citar a aparição de Stephen Merchant como o rastreador mutante Caliban que tem participações relevantes, mas não memoráveis, ao longo de toda a trama. Não chega a ser nada extraordinário, mas vale a menção nesta crítica.


E por fim, temos que falar dos efeitos visuais do filme. Em uma película que tem tanto sangue e lutas com um toque de parkour era primordial que os efeitos fossem bem produzidos e isto foi totalmente alcançado pela produção do longa.

Desde os machucados em Logan até as cenas de ação protagonizadas pela X-23 nota-se o total cuidado em fazer as cenas com esmero. Mangold e equipe souberam entregar um filme esteticamente bonito de se ver.

A nossa conclusão é de que o filme é muito bom e vale a pena assistir, no entanto, não demonstrar o destino dos x-men foi um erro. Não dá pra falar de Wolverine sem falar de x-men. No final, o espectador sai da sala do cinema com a grande interrogação, que talvez seja respondida posteriormente: afinal, o que aconteceu com os mutantes do mundo todo? E os x-men? Qual foi o papel do Professor Xavier e do Logan nesses acontecimentos?

Uma outra queixa particular minha (Luiz) foi achar o Logan frio demais nas cenas finais do filme. O personagem sempre foi durão, porém ele sempre amou as crianças da escola de Xavier e sempre os defendeu com garras e dentes. Ele provavelmente teria o mesmo instinto com essas crianças desde o início.

NOTA FINAL:


E você, já viu o filme? Concorda com a gente? Não deixe de comentar e nos seguir nas redes sociais.
Até a próxima!

- Luiz (com a ajuda da Carol).

Este post tem 3 comentários

avatar
Rafaela delete março 16, 2017 10:36 AM

Assisti a este filme e confesso que saí chorosa do cinema.
Não havia me tocado desta falha de não contar o que aconteceu aos mutantes, mas como a linha do tempo destes filmes é tão viajada que deixei de lado rs.

Reply
avatar
Unknown delete março 16, 2017 10:42 AM

Já eu desisti de entender essa linha do tempo doida! Quadrinhos americanos me deixam perdidinha na farofa com esses multiversos e reboots... hehehe Se tudo der certo, nesse domingo finalmente vejo o filme e acabo com essa ansiedade!!

Reply
avatar
Unknown delete março 22, 2018 3:28 PM Este comentário foi removido pelo autor. Reply


EmoticonEmoticon

Próximo Post Next Post
Post Anterior Post Anterior