sexta-feira, 19 de maio de 2017

author photo
Olá críticos e críticas!


Estamos de volta e dessa vez é para nos deliciarmos. No último sábado de abril (29/04) fomos ao primeiro restaurante de comida coreana do Rio de Janeiro: Hanguk House! Primeiro vamos fazer nossa crítica, e por último temos algumas perguntas e respostas que o pessoal de lá gentilmente respondeu. Continue lendo!


Descrição: logotipo do restaurante. Fonte: foursquare.com


O Hanguk House fica no Shopping Barra Point (Avenida Armando Lombardi, 350) na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) e logo de cara você já se depara com uma atmosfera bem familiar. Parece que tudo ali foi minimamente planejado com muito carinho. Uma graça! Sem falar na simpatia, tanto do garçom Ivan, que nos atendeu, quanto dos donos, que nos transmite a impressão de que alegria e educação são marcas registradas do local.

Descrição: fachada do restaurante. Fonte: acervo próprio.

De cara vieram umas entradinhas com kimchi (o famoso kimchi! bem apimentado mas muito gostoso), alguns legumes temperados e peixe desidratado. Mas uma coisa que já tinha nos chamado a atenção antes de chegarmos ao restaurante era o Soju, uma bebida alcoólica originalmente coreana. Pedimos a "mais fraca" e o gosto é bastante doce e saboroso. Lá no restaurante foi nos apresentado o Somek (soju com cerveja) e posso dizer com toda certeza que é uma das melhores bebidas que já experimentei.


 Descrição: entradinhas de kimchi e legumes refogados. Fonte: acervo próprio.

Descrição: Soju. Fonte: acervo próprio.

Descrição: cardápio do restaurante. Fonte: Honguk House.

Pedimos quatro pratos: Bibimbap (arroz branco mesclado com vegetais e carne bovina, acompanhado do molho Gochujang e no meu caso, ovo frito), Bulgogi (carne bovina grelhada marinada em molho de soja com vegetais e gergelim), Doenjang Chigae (sopa de pasta de soja fermentada com carne bovina, vegetais e tofu) e o Haemul Paejun (panqueca de frutos do mar recheada com cebolinha, camarão, lula e mexilhão).


Bibimbap: sabe aquele mexido que a sua mãe faz quando se está morrendo de fome e não tem nada pronto? O Bibimbap remete a esse conceito, pois se mistura todos esses ingredientes e come. No entanto, em termos de sabor é um primor. Me fartei de comer essa tigela inteira. Simples e saboroso. Opção com ou sem ovo frito (mas já adianto que é ele que "dá a liga").




Bulgogi: uma carne extremamente bem refogada e marinada em um molho maravilhoso de soja que faz a comida derreter na sua boca. Ainda vem com alguns vegetais, o que só faz a experiência ficar melhor ainda.





 Haemul Paejun: quando chega essa panqueca gigante à sua mesa você pensa "eu nunca vou conseguir comer isso sozinho". Mas a massa é tão leve e saborosa que você vai comendo pedaço por pedaço desse manjar dos deuses e nem percebe que acabou. Aí você fica com vontade de pedir outra. Mas aí lembra que tem um cardápio inteiro de coisas que estão na fila pra você experimentar.





Doenjang Chigae: pensa numa sopa apimentada (risos). O caldo tem um sabor bem apimentado e a carne e o tofu dão o toque especial do prato. Tudo fica harmonioso ao paladar. Alguns pratos têm a opção de vir sem pimenta. Esse não é um deles (mas é delicioso).






Sobre o preço: achamos justo. Há pratos que variam, desde 30 reais ou um pouco menos até os mais caros (por volta dos 90, 100 reais), mas que são bem servidos e dá pra dividir. Esses últimos são os pratos que vem na chapa (grill) e se você estiver a fim de experimentar, peça uma mesa do lado de fora, por conta da quentura da chapa.

No fim, a experiência que fica é absurdamente boa e nos remete a momentos de alegria e em família. O blog recomenda e muito a ida à Honguk House! E uma das coisas que fazem a diferença no nas refeições é que o preparo dos alimentos é bem leve, ou seja, além de ser uma comida extremamente saborosa ainda é saudável. Melhor que isso, impossível. 

Um conselho nosso: cheguem lá cedo, por volta das 19h que o restaurante não está tão cheio e o atendimento é personalizado.

Descrição: Pessoal do restaurante, eu e Carol. Fonte: acervo próprio.

Ainda visitamos a lojinha que existe dentro do restaurante e compramos algumas coisas desde balas até chocolates e macarrão instantâneo com kimchi, mas isso fica para um outro post. Mas já adianto que sim, Pepero é gostoso sim, deu vontade de voltar lá e comprar mais 10 caixas, risos.

Descrição: produtos que compramos no restaurante. Fonte: acervo próprio.


NOTA FINAL: 5 de 5 garrafinhas de soju!

Perguntas e Respostas:

1. Como surgiu a ideia do restaurante? De quem foi a iniciativa?
Nós trabalhamos com a delegação coreana durante os jogos Olímpicos. Como não havia um fornecedor de comida adaptado para o público, nós decidimos abrir o restaurante. Após os jogos, nós mantivemos aberto, para tentar ocupar essa lacuna existente.

2. A comida é muito saborosa. De quem são as receitas? São de família?
As receitas são tradicionais, mesmo. Elas receberam modificações para atender o público brasileiro, mas mantendo o estilo tradicional, delas.

3. Vocês nasceram na Coréia ou no Brasil? Sabemos que a Coréia é tão diversificada em regiões, cultura e gastronomia quanto o Brasil. Há alguma tradição da sua região? Algum dos pratos do cardápio é típico de lá?
O Sr.e Sra. Kim nasceram na Coréia do Sul, e os filhos são brasileiros. Existem diversos pratos típicos da região, mas sua complexidade, e suas peculiaridades causariam estranheza ao paladar brasileiro.

4. Falando na comida, qual foi o critério de seleção dos pratos? Qual é o mais pedido?
Escolhemos pratos que tivessem um apelo mais natural ao público brasileiro, e os mais conhecidos na Coréia. Ambos Bulgogui e Haemul Pajeon são os mais pedidos.

5. Duas coisas que nos chamaram a atenção foram o soju e os temperos picantes de alguns pratos. Qual a diferença deles para a cachaça e a pimenta brasileiras, por exemplo?
O Soju, diferente da cachaça brasileira que é feita de cana de açúcar, é feita de arroz e batata-doce. As pimentas que usamos, assim como todos os demais temperos, são importados diretamente da Coréia; e sua diferença pras suas contra-partes brasileiras, é a pouca ardência, e sabor forte.

6.O atendimento e o ambiente intimista são diferenciais da casa, além da comida Coreana, claro. Vocês gostariam de dizer algumas palavras aos leitores?
Convidamos a todos que gostariam de experimentar comidas diferentes e deliciosas, a conhecer o Primeiro e Único Restaurante de Comida Coreana, Hanguk House, na Barra!

*OBS: Como essa crítica foi publicada em maio de 2017, por favor atentem-se que os preços, o cardápio e os horários do restaurante sofreram alterações. 

Este post tem 0 comentários


EmoticonEmoticon

Próximo Post Next Post
Post Anterior Post Anterior