terça-feira, 18 de outubro de 2016

author photo
Boa tarde Críticos e Críticas!!

Hoje falaremos de uma adaptação de livro para as telonas de um dos meus autores favoritos: Inferno do Dan Brown. Dan Brown é um autor norte-americano de 52 anos reconhecido mundialmente por obras como Fortaleza Digital , Anjos e Demônios e Código Da Vinci.


Descrição: Personagem Robert Langdon à esquerda e capa do livro à direita. Fonte: passeiosnatoscana.com

A obra é mais uma onde o simbologista Robert Langdon é desafiado a usar os seus dons e sua inteligência para parar uma ameaça global. A história começa com Robert recobrando a sua consciência em Florença. Ao mesmo tempo que tenta entender o porquê de estar na cidade, ele tem que desvendar um plano com base na obra Inferno de Dante.

O roteiro é escrito em parceria com o próprio Dan Brown, o que confere ao filme maior fidelidade à obra original. A trama se desenrola rápido e o filme é bastante acelerado, seguindo a linha de Anjos e Demônios e Código Da Vinci, no entanto, Inferno tem menos enigmas para desvendar e muito mais cenas de ação do que os demais, o que pode agradar um público maior.


Descrição: diretor Ron Howard. Fonte: collider.com

A direção ficou a cargo de Ron Howard, renomado diretor responsável por filmes ganhadores de Oscar como Cocoon, Apolo 13, Uma Mente Brilhante e os demais filmes com o personagem Robert Langdon. Mantendo a pegada investigativa dos demais filmes da franquia, o filme é bastante acelerado, no entanto, o desenrolar da trama é fluído e todas as peças se encaixam de forma harmoniosa.

Vale dizer que o trabalho de Howard foi muito facilitado pelo autor do livro, pois o trabalho de pesquisa dele é absurdo e cheio de detalhes. Atrelado às boas tomadas e ângulos do diretor, a película tem aquela pitada extra de ação que todo bom filme de suspense pede. Direção competente e que prende o espectador durante todo o filme.

Descrição: Robert mostrando o verso da máscara a Sienna. Fonte: veja.abril.com.br

A fotografia do filme em sua grande maioria é bem comum e sem grandes detalhes, porém nos momentos de alucinação de Robert com as obras de Dante Alighieri é um show a parte de cores (prioritariamente os tons de vermelho) e efeitos visuais bem marcantes evidenciando de forma clara todos os níveis do inferno da obra de Dante.

Descrição: obra Inferno de Dante Alighieri. Fonte: goodreads.com

Os personagens são bem diversos e cheios de nuances, no entanto, vamos aqui falar somente dos dois protagonistas: Robert Langdon e Sienna Brooks.


Descrição: Robert e Sienna no interior do Palazzo Vecchio. Fonte: youtube.com

Robert Langdon neste filme está menos engenhoso do que em outros filmes como Anjos e Demônios, porém mesmo com a amnésia temporária continua utilizando dos seus conhecimentos para desmistificar os fatos. Como sempre Tom Hanks nos mostra o porquê ele foi merecedor de 3 Oscar de melhor ator. Desde a amnésia até as cenas de ação do final, Hanks nos passa verossimilhança em todas elas e nos faz imergir na história que se passa.

Já Sienna Brooks é mais previsível do que no livro, pois a forma como Dan Brown descreve as cenas dela não te dão a pensar de forma divergente. No entanto, no filme tudo vai se encaminhando para um final previsível sobre o futuro da personagem. Felicity Jones dá vida a personagem e cumpre bem o seu papel sem ser brilhante. Atuação segura, mas um tanto apática em algumas cenas, no entanto, não compromete a atuação e tampouco a trama principal.

VEREDITO: Apesar do filme ser uma adaptação à altura do livro, este é mais empolgante que o filme pois o livro te faz imaginar as cenas na sua cabeça e isso acaba se tornando mais emocionante e atrativo (pelo menos para mim) para o leitor. Isso não quer dizer que o filme não seja bom. O filme é empolgante, agitado, bastante dinâmico e a paisagem de Florença dá um charme todo especial. Vale o ingresso.

E você já viu? O que achou? Deixa o seu comentário e não deixe de nos seguir nas redes sociais!

Até mais!

- Luiz.

Este post tem 5 comentários

avatar
Unknown delete outubro 19, 2016 3:34 PM

Infelizmente ainda não li o livro, mas não posso esperar para ver o filme! Tanto pelo meu carinho pelas obras do Dan Brown, quanto pelo meu amor pelo trabalho do Tom Hanks!!! Se eu já estava empolgada só com o trailer, depois dessa crítica vou correndo para o cinema hoje!!!

Reply
avatar
Rafaela delete outubro 19, 2016 3:51 PM

Assisti ao filme e não tive a sorte de terminar o livro antes do filme, rs. Concordo contigo quanto à parte de ser acelerado. Saí do cinema preferindo o livro, mas o filme foi bom. Ainda mais nas partes das alucinações, deixavam a adrenalina lá no alto, rs

Reply
avatar
Rafaela delete outubro 19, 2016 3:51 PM

Assisti ao filme e não tive a sorte de terminar o livro antes do filme, rs. Concordo contigo quanto à parte de ser acelerado. Saí do cinema preferindo o livro, mas o filme foi bom. Ainda mais nas partes das alucinações, deixavam a adrenalina lá no alto, rs

Reply
avatar
Unknown delete novembro 07, 2016 4:22 PM

Adorei a resenha, ansiosa pra ver o filme!

Reply
avatar
Vitor Hugo Guariento delete março 28, 2020 2:54 PM

Olá tudo bem? Meu nome é Vitor Guariento, falo como dono do Guariento Portal, uma espécie de site que fala sobre curiosidades ele geral. Falo de jogos, de filmes, análises, viagens, culinária. Enfim, tudo que dá na telha. E uma das coisas que ligou o seu site ao meu foi exatamente esse post, uma análise sobre o filme Inferno. Recentemente, fiz uma análise desse longa, uma vez que estamos em quarentena e temos tempo suficiente agora kkkk. Por isso, se puder dar uma passada lá, ver o post, se inscrever para receber as novidades e comentar, fico muito agradecido. https://guarientoportal.com/2020/03/28/critica-inferno/
Valeu desde já e obrigado!

Reply


EmoticonEmoticon

Próximo Post Next Post
Post Anterior Post Anterior