Olá Críticos e Críticas!
Estamos de volta com mais uma Resenha Crítica e dessa vez bateremos um papo sobre o último filme do diretor Denis Villeneuve: A Chegada!
Descrição: nave alienígena chega à Terra. Fonte: http://barbaradoblog.com/filme-a-chegada-critica/
A trama se inicia quando diversas naves alienígenas chegam à Terra em diferentes cidades e não tomam nenhuma atitude. A partir daí, o Estado através de seu representante GT Weber (Forest Whitaker) seleciona a linguista Drª. Louise Banks (Amy Adams) e o físico Ian Donnelly (Jeremy Renner) para então tentar se comunicar com os seres extraterrestres e descobrir as suas intenções.
Para quem está acostumado a ler livros e ver filmes onde o roteiro vai e volta no lapso temporal não terá grande dificuldade para entender o plot principal do filme, no entanto, algumas pessoas acharam o roteiro confuso. Tendo em vista que o roteiro é adaptado de um livro (Story of Your Life de Ted Chiang) eu particularmente acho que foi feito um ótimo trabalho, apesar de o filme não ser tão fluído.
Uma das grandes sacadas dessa trama para mim foi o formato das naves e a estrutura física dos alienígenas que foge bastante ao senso comum já caracterizado na indústria cinematográfica. Desta forma, isto te instiga a ver o filme e querer conhecer mais sobre as criaturas que aparecem ao longo do filme.
A chegada antes de ser um filme enquadrado na categoria de ficção científica deveria ser lembrado com um filme que te faz pensar que todas as nossas escolhas têm uma consequência no futuro. É um filme de drama que mostra como relacionamentos podem ser interrompidos devido ao afastamento emocional dos envolvidos.
Descrição: o cineasta canadense Denis Villenueve. Fonte: http://ici.radio-canada.ca/nouvelle/708934/denis-villeneuve-realisation-suite-blade-runner-harrison-ford
A direção do filme fica a cargo de Denis Villeneuve, responsável por filmes como Sicário, O Homem Duplicado e Os Suspeitos. Ele soube utilizar de todos os recursos possíveis para que um filme de ficção científica não ficasse parecendo igual a tantos outros. Não entendeu? Eu explico.
A posição das câmeras, a edição do filme, a fotografia não seguem a linha tradicional de filmes do gênero. Parece mais um filme de drama, tendo em vista as tomadas em que se mostra a expressão das personagens e sua interação. É um filme complexo, cheio de sentimentos e Villeneuve soube trabalhar isso muito bem nos atores.
Descrição: Drª Louise Banks com uma nave ao fundo. Fonte: https://cinemadetalhado.com.br/2016/10/resenha-critica-resumo-de-do-filme-a-chegada.html
A fotografia do filme é bastante variada pois ela transmite todas as emoções vividas pelas personagens (principalmente pela Drª Louise Banks) ao longo da trama de forma magistral. Desde as cenas à luz do dia denotando um ar bucólico até as cenas noturnas ou no futuro demonstrando o seu sofrimento, o seu arrependimento.
Este recurso existe para que o filme esteja cada vez mais interligado e passe mais credibilidade às cenas para os espectadores e é exatamente isso que o Bradford Young consegue captar e nos mostrar ao longo de toda trama.
Descrição: Drª Louise Banks e Ian Donnelly se comunicando com os heptapods. Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2016/11/chegada-transforma-alfabetizacao-de-ets-em-filmaco-tenso-e-atordoante.html
Quando se fala em elenco de A Chegada deve-se ater a basicamente uma pessoa: Amy Adams. Amy demonstra toda a sua capacidade de atuação e de expressar os mais diversos sentimentos, se tornando assim, impossível não se envolver com o filme. É uma atriz de muito gabarito e que é pouco reconhecida através de premiações, haja vista que esse ano ela atuou de forma fantástica em dois filmes (Animais Noturnos e A Chegada) e a Academia sequer a indicou para o prêmio de melhor atriz. A primeira injustiça antes mesmo do Oscar começar, tendo em vista que ela concorreu por suas atuações em todos as demais premiações.
Jeremy Renner é basicamente a mesma atuação de sempre sem grandes deslizes ou aplausos. Ele tem uma atuação segura, mas é completamente ofuscado pela atuação de sua parceira do longa. Como o próprio Denis Villeneuve disse em algumas entrevistas: Amy Adams carrega o filme nas costas.
Descrição: Drª Louise Banks se comunicando com os heptapods. Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/cinema/sinopse/a-chegada
Apesar do filme ser enquadrado no gênero ficção científica, A Chegada não tem cenas magistrais com efeitos especiais, mas nem precisa. Como a trama gira em torno da implicitude dos seres alienígenas e o que querem na Terra acaba se tornando desnecessário o excesso de efeitos visuais.
Vale salientar a excelente mixagem de som e a direção de arte que tornam a experiência de assistir o longa a melhor possível.
NOTA FINAL:
E você, o que achou do filme? Concorda com a gente? Não esqueça de deixar seu comentário e nos seguir nas redes sociais!
Até a próxima!
- Luiz.
1 comentários:
Este comentário é excelente, tem uma perspectiva interessante sobre o filme! Os filmes de Amy Adams são cheios do seu estilo, e logo se pode identificar quem esta responsável pela produção. Quando vi Filme A Chegada automaticamente vi os detalhes que o caracterizaram realmente é impressionante o trabalho de produção. Eu adorei isso filme!!
ReplyEmoticonEmoticon