quinta-feira, 22 de setembro de 2016

author photo
Boa tarde Críticos e Críticas!!!

Tenho o prazer de anunciar que estamos de volta com a Crítica do Passado que iniciamos em meados de maio e ficou esquecida desde então. Por esta razão esta coluna será fixa todas as quintas-feiras. Então prepare-se para uma sessão nostalgia toda semana rs.

E já que vamos voltar tem que ser em grande estilo, não é mesmo? Alguém aí já ouviu falar de The Fresh Prince of Bel-Air?

Descrição: Will a frente seguido dos demais personagens ao fundo. Fonte: pt.wikipedia.org


Quem nunca almoçou assistindo Will e sua turma aprontando todas na tardes do SBT? Quem tem na casa dos 30 anos certamente irá responder que sim a esta pergunta. 

Um Maluco no Pedaço foi uma série de televisão produzida pela NBC do gênero comédia e exibida de 1990 a 1996 e foi um sucesso de audiência no Brasil.

Roteiro

A história começa na Filadélfia e após uma briga com consumidores de drogas, Viola (Vernee Watson-Johnson - mãe de Will) o manda para a casa de sua irmã Vivian (Janet Hubert-Whitten até o final da terceira temporada e após Daphne Reid) em Bel-Air, temendo que seu filho caísse no mundo do crime e do vício. Oriundo de uma realidade mais humilde, o jovem adolescente se mete em muitas enrascadas tentando se afirmar naquela sociedade da qual agora fazia parte.


Descrição: Will e Ashley dançando. Fonte: gifmania.com.br


Com seu ar despojado e irreverente ele muda completamente a rotina da família Banks que por pouco não vai a loucura por diversas vezes. Apesar de ser uma sitcom do gênero comédia, Fresh Prince aborda temas que infelizmente ainda são atuais em muitas partes do mundo, em especial no Brasil e Estados Unidos, que são os problemas raciais. Na série, podemos ver o negro tanto rico quanto o pobre sendo discriminado, marginalizado apenas pela cor de sua pele.

O episódio piloto foi idealizado pelo próprio Will Smith e já que a série seria sobre ele, teve a idéia de usar o seu nome artístico da carreira de rapper "Fresh Prince" como o nome da série.

Mesmo sendo um seriado de comédia, UMNP têm assuntos bastante sérios e relevantes não só para época como atualmente também. O preconceito racial, a alienação parental e a morte de membros da família são alguns exemplos dos temas relevantes que permeiam a trama. São assuntos que devemos discutir perante a nossa sociedade para que não vire tabu e que não se repitam em gerações futuras (preconceito racial e alienação parental). Um dos pontos altíssimos da série.

Um dos pontos baixos é a má exploração da personagem da Karyn Parsons como além de uma patricinha fútil. A personagem dá várias deixas que poderia ser um personagem melhor explorado, mas os roteiristas preferiram a colocar como a menina burrinha que só sabe comprar.

Outro ponto (que não tem haver com roteiro, mas vale citar) que não curti foi a saída de Janet Hubert-Whitten do papel de Vivian Banks. Dizem que ela saiu por problemas com o próprio Will Smith, mas até hoje ninguém confirmou. O fato é que a personagem decaiu de qualidade (nada contra a Daphne Reid) e as características físicas de Janet davam maior verossimilhança ao conceito de família ali instituído.

No geral, o roteiro não comete muitos deslizes além dos citados acima e é uma série muito divertida. Vale a pena acompanhar pra quem ainda não viu e rever pra quem já conhece. Pra quem é assinante do Netflix tem o seriado completo lá.

Personagens

Will Smith

Will Smith é o personagem central da história e passa por inúmeras situações engraçadas desde a conquista das garotas até as brincadeiras para implicar com seu primo Carlton (Alfonso Ribeiro). Trata-se de um Will Smith estreante no mercado de Hollywood, então não dá pra esperar uma atuação brilhante dele. Na grande maioria das vezes ele faz caras e bocas com o intuito de fazer os outros rirem e nesse quesito é muito bem sucedido.
Carlton Banks (Alfonso Ribeiro)
Carlton é primo de Will e um dos personagens mais engraçados da série. Inteligente, sem jeito com as mulheres e que adora dançar músicas do Tom Jones, ele é o principal alvo de bullying de Will. No entanto, com o passar da série os dois nutrem um sentimento muito forte de amizade como se fossem irmãos. As atuações de Alfonso Ribeiro geram gargalhadas constantes durante o seriado e na minha opinião é o melhor personagem de todos.


Philip Banks (James Avery)

Tio Phil, como é carinhosamente chamado pelo seu sobrinho encrenqueiro, é um juiz de Los Angeles e tenta dar ordem na bagunça que a vida da família se tornou após a chegada de Will. Apesar de estar sempre gritando com ele Tio Phil faz isso para educar o sobrinho e lhe ensinar disciplina, no entanto, às vezes isso só piora a situação. A atuação de James Avery passa credibilidade ao personagem e todo mundo conhece um pai que briga bastante com seus filhos e ao mesmo tempo é um paizão. Tem momentos de comédia e de drama na série e em todos eles soube demonstrar veracidade às suas cenas.

Vivian Banks (Janet Hubert-Whitten/Daphne Reid)

Vivian Banks é uma professora de Literatura Inglesa e aspirante à dançarina. Casada com Philip e mãe de três filhos, ela recebe Will de braços abertos e tenta lhe educar como um filho. Ela é o contrapeso das broncas que Phil dá no sobrinho, sempre mostrando calma e lucidez nos seus conselhos. Ambas tiveram papéis secundários e não precisaram de muito para cumprir o seu objetivo na série.


Ashley Banks (Tatyana Ali)

Ashley é uma estudante de ensino fundamental quando seu primo é adicionado à residência dos Banks. Ingênua e infantil, características próprias da idade, ela vai ficando mais malandra com a convivência com Will e pouco tempo depois também já se tornou um tormento para Carlton. Uma das coisas mais bacanas dessa personagem é poder acompanhar o crescimento tanto da atriz quanto da personagem que passa de uma criança que só quer saber de brincar com bonecas até uma adolescente que quer se maquiar, namorar e sair com suas amigas. Vale lembrar também que quase no fim da série Ashley já começa a ter seus primeiros pensamentos feministas. A atriz começa as duas primeiras temporadas bem travada, no entanto, conforme vai crescendo a sua atuação vai melhorando e no fim das contas ela cumpre bem o seu papel.



Hillary Banks (Karyn Parsons)

Hillary é uma daquelas patricinhas de Bel-Air que só gosta de fazer compras, ir ao salão e estar nas melhoras festas dos famosos (mas quem não gostaria né?). Ela não tem muito contato com Will no seriado, apenas em algumas ocasiões ela interage mais a fundo com ele, mas quando interage sempre são cenas bem bacanas tanto puxado para a comédia quanto para o drama, como por exemplo, com a morte do seu noivo Trevor ao pedi-la em casamento saltando de bungee jump. Karyn Parsons cumpre bem o seu papel, no entanto, acredito que a sua personagem poderia ter sido melhor explorada do que bolsas, sapatos e maquiagens.




Geofrey (Joseph Marcell)

Como fica bem evidente na foto ao lado, Geofrey é o mordomo da família Banks. Sempre sarcástico e preguiçoso, por vezes é pego em situações muito engraçadas, como da vez que seus patrões foram viajar e voltaram mais cedo e ele estava fazendo uma festinha particular na Mansão. É um personagem raso, sem grandes ambições, mas o grande objetivo dele é entreter.







Participações Especiais

Muitas foram as participações especiais na série como: Oprah Winfrey, Donald Trump, Naomi Campbell, Quincy Jones, Jay Leno, B.B. King, Chris Rock e até Shaquille O'Neal. Dizem que os artistas pediam aos roteiristas uma forma de atuar no seriado porque eram grandes fãs da trama e gostariam de participar. Que moral hein?

Antes e Depois dos Atores






 


O que acharam desta crítica? Concordam ou discordam? Não esqueçam de deixar a sua opinião nos comentários e nos seguir nas redes sociais.

Até mais!

- Luiz.

Este post tem 0 comentários


EmoticonEmoticon

Próximo Post Next Post
Post Anterior Post Anterior