quinta-feira, 3 de novembro de 2016

author photo
Olá Críticos e Críticas!!

Estamos de volta para mais uma resenha do blog e o tema de hoje é o tão aguardado (pelo menos pra mim) filme do Doutor Estranho! 

Esta resenha contém spoilers pontuais que não revelam o plot do filme.

Descrição: poster Doutor Estranho. Fonte: baraofilmes.com

O Doutor Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) é um conceituado neurocirurgião norte-americano que se envolve em um acidente de carro na estrada que lhe acarreta múltiplas lesões em suas mãos, seu instrumento de trabalho. Como toda pessoa vaidosa e com ego inflado ele não admite ficar sem operar e perder toda a sua fama que conquistou após anos de dedicação e estudo. 

Sendo assim, ele gasta toda a sua fortuna em procedimentos cirúrgicos sem sucesso e que só lhe afastam ainda mais das pessoas que gostam dele. Desesperado, ele descobre a existência de um templo chamado Kamar-Taj em Katmandu, Nepal que ele acredita que possa curá-lo. No entanto, Kamar-Taj é muito mais que isso e Strange começa a treinar as artes lá ensinadas e vai se destacando cada vez mais.

Neste ínterim, Kaecilius (Madds Mikkelsen), mestre treinado pela Anciã (Tilda Swinton), se rebela e rouba um ritual da biblioteca particular da Maga Suprema. Tal ritual é uma porta de entrada para a Dimensão Negra onde vive Dormmamu, o destruidor de mundos.

1 - Roteiro (1,7/2,0)

Você deve estar se perguntando que já que eu tirei 3 décimos que o roteiro não é tão bom, certo? Errado. O roteiro segue bem a história do personagem nos quadrinhos, o que agrada bastante aos fã do Poderoso da Marvel. O roteiro é simples e direto, tem poucas reviravoltas, no entanto, é agradável de acompanhar o filme e transcorre com fluidez a duração da película.

É o filme mais sério da Marvel. Não espere que você vá ver tiradas engraçadas o tempo todo como em Guardiões da Galáxia e Homem Formiga. As partes cômicas são mais do próprio Benedict do que do roteiro em si.

O que não me agradou foi a exposição e motivação do vilão. Não fica claro o motivo pelo qual Kaecilius quer trazer Dormmamu para a Terra. Essa explicação de vida eterna é muito rasa e acredito que em um segundo filme da franquia isto fique melhor explicado. Esta foi a razão de ter tirado três décimos em roteiro.

2 - Direção (2,0/2,0)


Descrição: diretor Scott Derrickson. Fonte: imdb.com

A direção ficou a cargo de Scott Derrickson, responsável por filmes como Hellraiser: Inferno, O Exorcismo de Emily Rose, A Entidade, Livrai-nos do Mal, etc. A maior dificuldade do diretor seria conseguir se desvencilhar da fama de ser um diretor do gênero terror, porém ele alcança facilmente esta meta. 

Um diretor pode ser responsável por arruinar ou abrilhantar um filme. Por ser uma temática mais séria, Doutor Estranho pedia uma direção que soubesse dar sobriedade a película, o que Derrickson passa muito claramente. 

Um bom diretor dita até a qualidade de atuação. Se a atuação de Benedict consegue ser muito convincente, uma grande parcela disso vem da participação do diretor que consegue dar unidade aos personagens e fazer com que todos funcionem em cena. Vale ainda mencionar que as cenas de ação são um deleite, mais um ponto positivo para a direção. 

3 - Fotografia (2,0/2,0)



Descrição: A Anciã conjura um arma para ensinar Stephen. Fonte: veja.abril.com.br

Mais uma vez digo que falar de fotografia quando se trata de Marvel e Disney é chover no molhado. Recentemente a Marvel e a Disney foram responsáveis pelas melhores fotografias de filmes como Guardiões da Galáxia, Mogli, Star Wars - O Despertar da Força e Capitão América: Guerra Civil.

O jogo de cores e efeitos tornam a fotografia algo belíssimo, no entanto, sem se tornar confusa com todas aquelas reviravoltas de cenário. O momento da fuga de Strange e Mordo (Chiwetel Ejiofor) de Kaecilius e seu bando é particularmente de tirar o fôlego. 

As cenas no sanctum de Londres que mudam a paisagem que é observada são recheadas de cores vibrantes. Com a tecnologia 3D fica enfatizada ainda mais a originalidade da fotografia do filme, que tem vários ângulos não muito convencionais até mesmo em filmes de ação.

4 - Personagens (1,8/2,0)

Descrição: elenco do filme Doutor Estranho. Fonte: observatoriodocinema.bol.uol.com.br

A atuação mais vibrante e convincente da trama não poderia ser de outra pessoa senão de Benedict Cumberbatch. Ele consegue passar todas as emoções de forma perfeita do personagem desde o sofrimento e a dor até a soberba e arrogância típicas de Stephen Strange. Os momentos de alívio cômico são bem agradáveis e pontuais. Conforme o personagem vai crescendo na história o grau de amadurecimento vai sendo demonstrado perfeitamente por Benedict. Não se poderia esperar outra performance de um ator de tal gabarito.

Rachel McAdams faz o básico como a cirugiã Christine Palmer. É o "momento romance" do filme dando a intenção de que ela e Strange já tiveram algo no passado. Como a personagem não tem grande profundidade, a atuação simples de Rachel cumpre bem o papel.

Karl Mordo é um Mestre Mago ex-aluno da Anciã interpretado pelo ator Chiwetel Ejiofor e que tem muitos conflitos sobre alterar ou não as leis da natureza. O conflito é algo bem interessante que poderia ter sido mais explorado pelo ator. No mais não compromete.

Tilda Swinton como sempre fazendo um personagem andrógino como também já fez em Constantine interpretando o Anjo Gabriel. Aqui ela interpreta A Anciã e dá toda aquele ar badass que uma Maga Suprema exige. Lutas eletrizantes e ensinamentos pertinentes dão o tom de sua atuação na película. Tão boa quanto Cumberbatch na trama.

Mais uma vez enfatizo que fiquei na bronca com Kaecilius, interpretado por Madds Mikkelsen. Particularmente não me agrada esse tipo de vilão que é só músculos e pouco cérebro. Prefiro um estilo Kilgrave de Jessica Jones, por exemplo. Kaecilius tem inúmeras chances de conseguir derrotar ou pelo menos retardar Strange conjurando armas e outros feitiços, mas prefere partir para a luta corpo a corpo. Artifício este que já se mostrou bem tosco em Esquadrão Suicida (DC/Warner Movies) na luta da Enchantress com o Esquadrão. Sendo assim, o vilão não me convence.

Merece aqui um destaque especial para o Mestre Wong, o bibliotecário de Kamar-Taj que nos faz dar boas risadas. Excelente alívio cômico da trama.

5 - Efeitos Especiais (2,0/2,0)


Descrição: Strange descobrindo outras realidades.

Com certeza esse é o ponto que merece maior destaque no filme do Mago Supremo. Os efeitos especiais são estonteantes e com a tecnologia 3D a experiência se torna ainda mais imersiva a cada cena nova. Olhem bem pra quantidade de cores e a qualidade gráfica da foto acima. Este filme é um primor de efeitos e sem dúvida vai influenciar e muito a indústria do cinema.

Meus parabéns a Industrial Light & Magic! Não dá pra descrever muito. Tem que ir no cinema ver! rs

NOTA FINAL: 9,5

O filme é muito bem produzido e dirigido e apesar de um roteiro um tanto quanto previsível é com certeza um dos TOP5 da Marvel pra mim atrás apenas de Guardiões da Galáxia, Vingadores 1, Homem de Ferro e Capitão América: Guerra Civil. É um filme que agrada tanto aos fãs de quadrinhos quanto aos do Universo Cinematográfico da Marvel.

Tá esperando o quê pra correr pra assistir? Vai lá e depois nos diga nos comentários o que achou. Se você já viu nos diga o que achou e se concorda ou discorda de nossa resenha.

PS: O filme têm DUAS CENAS PÓS-CREDITOS!!! Fique até o final!!!

Não deixem de nos seguir nas nossas redes sociais!! Até a próxima!!

- Luiz.

1 comentários:

avatar
Unknown delete novembro 11, 2016 1:10 AM

Apenas Espetacular! Roteiro, atuação, efeitos especiais... Os efeitos eram de fazer chorar jujubas de alegria!!! Eu não conhecia a HQ, então me surpreendi com o bom humor do Doutor! Passei o filme querendo dar um abraço estilo Felícia no Benedict e na Tilda! Pessoas maravilindas!!! Concordo sobre o vilão, meio pé de chinelo. Não saberia escolher minha parte favorita do todo, mas a semelhança com o filme Meu Marciano Favorito acho que está em primeiro lugar! Simplesmente me apaixonei pela coadjuvante vermelha!!! kkkkkkkkk

Resumindo: amei, amei, amei!!! Recomendadíssimo.

Reply


EmoticonEmoticon

Próximo Post Next Post
Post Anterior Post Anterior