quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

author photo
Sejam bem vindos ao post com mais clichês de Natal por centímetro quadrado do que você consegue dar conta! Não sabe qual filme tosquinho (ou não) de Natal assistir na Netflix? Pois seus problemas se acabaram! Eu (com a ajuda do Luiz) tive o trabalho de assistir todos esses filmes e dar minha opinião para ajudar você a decidir (ou simplesmente rir com minhas elucubrações).

Esse post contém pequenas opiniões sobre vários filmes de Natal que eu classifiquei de acordo com minhas preferências (não pretendi ser imparcial, coloquei o que eu achei de verdade... Claro que pode ter gente que vai discordar, então se isso acontecer, pode colocar nos comentários!).

A nota que eu utilizei vai de 0 até 5 e é acompanhada pelas notas do Rotten Tomatoes e do IMDb. Tanto a classificação utilizada no Rotten Tomatoes quanto no IMDb é a nota média dos usuários de seus respectivos sites (no RT é chamado de Audience Score). Preferimos a nota de usuários leigos do que de críticos do cinema, afinal ninguém aqui é profissional e essas notas tem mais a ver com a gente. Podemos dizer que os que obtiveram 3 ou mais são um delicioso chocotone (ou panetone ou qualquer outra guloseima de Natal que você goste, a minha é rabanada - sem trocadilhos rs) e as que tiveram 2,9 para baixo são um pedaço generoso de carvão debaixo da árvore.

ATENÇÃO: a seção "Opinião sincera" PODE CONTER SPOILERS. Tentei não fazer isso com frequência, mas em algumas eu posso ter escrito algo que estrague o final.
Vocês também podem reparar que eu coloquei todos os tradutores que eu consegui. Isso porque eu apoio a iniciativa de dar mais visibilidade aos tradutores (da legenda e da dublagem, que são duas coisas diferentes). Mas é importante ressaltar que minhas notas não levaram em consideração a tradução em si. Particularmente achei que todos fizeram um bom trabalho, mas a traduçãonão influenciou na minha nota. Foquei nos aspectos do filme que me levaram a gostar ou não.



INFANTIS


Título: OLAF EM UMA NOVA AVENTURA CONGELANTE DE FROZEN (OLAF'S FROZEN ADVENTURE)
Ano: 2017 Duração: 22 minutos
Disponível na Netflix
Legendas: não informado
Animação, Infantil - Classificação Livre
Nota da Carol: 4,8
Rotten Tomatoes: 2,5/5 IMDb: 5,2/10
Detalhes: O título talvez possa enganar: apesar de ter um nome grande, trata-se de um curta em que Anna e Elsa estão juntas pela primeira vez em muito tempo para celebrar as festividades de inverno. Só que, por estarem separadas esses anos todos, elas não conseguem encontrar uma tradição de sua família, o que entristece Elsa profundamente. Ela se sente culpada por ter sido a causa da separação de ambas anos atrás. Olaf vem salvar o dia ao sair à procura de uma nova tradição, visitando os habitantes de Arendele para descobrir o que eles fazem no feriado e levar alegria às irmãs.
Opinião sincera: Achei fofo porque mostra que não há um tipo de jeito de celebrar essas datas comemorativas. As trapalhadas, as músicas, tudo bem ao estilo Disney garantem a diversão pra quem curte desenhos e talvez você deseje que fosse um longa. E o final foi muito emocionante, pelo menos pra mim. O único ponto negativo é que não temos a versão dublada (pelo menos até a elaboração deste post), o que pode ser um problema para a garotada que curte Frozen mas não consegue ler ou acompanhar as legendas ainda.


Título: O GRINCH (DR. SEUSS' HOW THE GRINCH STOLE CHRISTMAS)
Ano: 2000 Duração: 1 hora e 40 minutos
Disponível na Netflix
Legendas: não informado
Comédia, Família, Fantasia - Classificação Livre
Nota da Carol: 5
Rotten Tomatoes: 3,2/5 IMDb: 6,1/10
Detalhes: Um Grinch (Jim Carrey) que odeia o Natal resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data festiva. Para tanto, na véspera do grande dia, o Grinch resolve invadir as casas das pessoas e furtivamente roubar delas tudo o que esteja relacionado ao Natal.
Opinião sincera: Um dos melhores filmes já feitos (mesmo com suas falhas) e que eu assisti muito na infância. Se você não concorda, vamos concordar em discordar. E não, eu não assisti a versão nova ainda. *Sai cantando 'Where are you Christmas'*

OBS: Tem um monte de especiais de Natal infantis, como da turma do Charlie Brown, Shrek, Madagascar, Disney, A Era do Gelo, Barbie... Todos esses são bons para distrair a criançada de todas as idades. Na Netflix tem alguns filmes família, como o Natal dos Muppets , Meu Papai É Noel (1, 2 e 3), O Natal de Angela (esse não assisti porque tô sentindo que vou chorar e ainda não me preparei psicologicamente para isso), Aconteceu no Natal do Mickey, Shrek Bate o Sino, Os Fantasmas de Scrooge (eu não sou muito fã dessa versão não, pra mim a melhor versão dessa história é O Cântico de Natal dos Flintstones, risos), Dreamworks Férias Clássicas, O Estranho Mundo de Jack (tem gente que prefere assistir durante o Halloween, eu assisto também no Natal) e A Origem dos Guardiões.


CLÁSSICOS


Título: A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (IT'S A WONDERFUL LIFE)
Ano: 1946 Duração: 2 horas e 10 minutos
Infelizmente não está disponível online (que eu saiba), porém está no catálogo do Telecine
Legendas: não informado
Comédia Dramática, Clássicos - Classificação Livre
Nota da Carol: 5
Rotten Tomatoes: 4,5/5 IMDb: 8,6/10
Detalhes: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks. (Fonte: AdoroCinema)
Opinião sincera: Se você não assistiu esse filme, pega o DVD ou VHS com algum amigo e vai assistir! Eu sou super mega fã dos clássicos e esse em particular deveria estar na lista de todo mundo pra assistir, pelo menos uma vez. Sim, tem aquele toque de "Scrooge", mas é um filme maravilhoso. Para saber mais sobre ele, clique aqui.

Título: ESQUECERAM DE MIM (HOME ALONE)
Ano: 1990 Duração: 1 hora e 55 minutos
Infelizmente não está disponível online (que eu saiba), porém está no catálogo do Telecine e é provável que você ou algum amigo(a/e) tenha o DVD ou até o VHS.
Legenda: não informado
Aventura, Comédia - Classificação Livre
Nota da Carol: 5
Rotten Tomatoes: 3,3/5 IMDb: 7,5/10
Detalhes: Uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), acaba esquecido em casa. O garoto de apenas oito anos é obrigado a se virar sozinho e defender a casa de dois insistentes ladrões. (Fonte: Telecine)
Opinião sincera: "MERRY CHRISTMAS, YA FILTHY ANIMAL!" Um dos melhores filmes com pano de fundo de Natal, não tem nem discussão. Falei só do primeiro, mas tem várias sequências. Aí fica a critério.


MODERNOS


Título: O NATAL DOS COOPERS (LOVE THE COOPERS)
Ano: 2015 Duração: 1 hora e 46 minutos
Estava disponível na Netflix (não está mais), mas está disponível no Telecine Play
Tradução das legendas (Netflix): Marina Fragano Baird
Comédia Romântica, Drama Romtântico - Classificação 12 Anos
Nota da Carol: 3,5
Rotten Tomatoes: 2,8/5 IMDb: 5,7/10
Detalhes: O Natal se aproxima e, como acontece em todos os anos, a família Cooper se prepara para a grande ceia na casa dos patriarcas Sam (John Goodman) e Charlotte (Diane Keaton). Só que, em meio ao suposto clima festivo, o casal está prestes a se separar. Seus filhos Hank (Ed Helms) e Eleanor (Olivia Wilde) também enfrentam problemas, já que ele está desempregado e ela mantém um caso com um médico casado. Paralelamente, Emma (Marisa Tomei) tem dificuldade em lidar com a solidão e com a inveja que sente da irmã mais velha, Charlotte, enquanto que o pai delas, Bucky (Alan Arkin) sente-se cada vez mais próximo de Ruby (Amanda Seyfried), a garçonete do restaurante que ele sempre frequenta. (Fonte: AdoroCinema)
Opinião sincera: Tem várias reviravoltas e a "amizade" de Bucky e Ruby me causa arrepios (não no bom sentido), mas a mensagem do final é interessante. Vai ser algo bem familiar para quem tem uma família muito unida e também muito ouriçada, risos.

Título: A WISH FOR CHRISTMAS
Ano: 2015 Duração: 1 hora e 24 minutos
Disponível na Netflix
Tradução das Legendas: Bvaz Idiomas. Direção: Diego Marques
Dramas Românticos - Classificação Livre
Nota da Carol: 4
Rotten Tomatoes: 2,7/5 IMDb: 6,1/10
Detalhes: Sara Shaw (Lacey Chabert) é o tipo de mulher que prefere ficar à margem no trabalho, mas quando a sua grande ideia para uma iniciativa de Natal é roubada, ela faz um desejo a Papai Noel para que ela finalmente tenha a coragem e se defenda, brigando por sua ideia. Papai Noel concede o desejo, mas só lhe dá 48 horas. Conforme as horas passam, Sara vai descobrir como canalizar a magia de Natal e dizer tudo o que pensa. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: Eu não estou chorando, você está chorando. Sim, eu tenho um fraco por atrizes que representam minha infância/adolescência (Lacey Chabert de Meninas Malvadas, alguém?), mas isso é normal (não é?). Poderíamos chamar de uma versão adulta do Grinch como chefe do escritório. Não é perfeito, mas passa uma mensagem positiva (principalmente para as mulheres, que ainda hoje são ensinadas a silenciar) que precisamos fazer nossa voz ser ouvida (somos protagonistas das nossas próprias vidas, afinal de contas). Tudo com um toque de magia natalina.

Título: O GLOBO DE NEVE (SNOWGLOBE)
Ano: 2007 Duração: 01 hora e 30 minutos
Estava disponível no Telecine Play até 14/09/2018. 
Como eu já tinha escrito sobre ele, decidi manter rs.
Comédia - Classificação Livre
Nota da Carol: 3
Rotten Tomatoes: 3,5/5 IMDb: 6,2/10
Detalhes: Angie está cansada do seu emprego e das brigas com a sua família barulhenta e intrometida. Tudo muda quando ela recebe um globo de neve mágico que a transporta para um local em que o Natal é perfeito: desde a neve branquinha até o jantar tradicional. A trama se complica quando suas visitas ao globo de neve atrapalham sua vida e os dois mundos se chocam.
Opinião sincera: É um filme bem clichê que você já sabe nos primeiros minutos como vai terminar e para mim falta aquele elemento que o destaque entre tantas produções natalinas parecidas, mas é fofo e definitivamente não é um dos piores. A trilha sonora de músicas natalinas versão pop agradou bastante e achei muito legal o fato do pai dela ser negro, cubano e a mãe dela de ascedência italiana.


Título: CARTÃO DE NATAL (CHRISTMAS INHERITANCE)
Ano: 2017 Duração: 1 hora e 44 minutos
Disponível na Netflix
Legendas: Maria Isabel Rodrigues - Tradução da Dublagem: Ana Paula Frade - Direção de Dublagem: Kate Kelly
Dramas, Dramas românticos - Classificação Livre
Nota da Carol: 4,3
Rotten Tomatoes: 2,7/5 IMDb: 5,6/10
Detalhes: Antes que a ambiciosa Ellen Langford possa herdar o negócio de presentes de seu pai, ela deve entregar um cartão de Natal especial para o ex-parceiro de seu pai em Snow Falls, a cidade natal que ela nunca conheceu de verdade. Quando uma tempestade de neve a obriga a parar numa pousada da cidade, ela acaba encontrando um amor e descobre o verdadeiro significado do Natal (Fonte: AdoroCinema).
Opinião sincera: Apesar do plot ser bem evidente e não ser um filme perfeito, eu gostei bastante. Ellen dá um jeito na vida e começa a entender as raízes da empresa do pai. Eu especialmente gostei dela ter um tino para os negócios (garotas no mercado de trabalho, amirigh?). Apesar de ser decidida, ela é insegura também e achei a personagem bem crível. É um filme que até meus pais gostaram de assistir, pode ser uma boa opção para ver com a família. 
No entanto, quem assistiu The 100 pode ter uma certa dificuldade ao ver Eliza Taylor interpretamdo uma personagem que não seja Clarke (eu sei que eu tive, meu cérebro gritava: "Por que ela tá flertando com esse branquelo sem graça? e a Lexa?!" Clexa foi um óbvio queerbait, problemático em alguns pontos, mas meu coração ainda shippa. Não me recuperei ainda. Todo mundo sabe que Lexa morreu pra Bellarke reinar em paz. *Longo suspiro*).

Título: UM NATAL ANIMAL (A DOGWALKER'S CHRISTMAS TALE)
Ano: 2015 Duração: 1 hora e 26 minutos
Disponível na Netflix
Tradução: Alysson Navarro
Romance - Classificação: Livre
Nota da Carol: 3
Rotten Tomatoes: 3,1/5 IMDb: 5,2/10
Detalhes: Quando a mimada Luce Lockhart é forçada a aceitar um emprego durante as férias, que é passear com o cão de um rico empresário, ela fica abalada ao descobrir que pretendem construir um salão de beleza e spa no parque para cães. Luce é forçada a questionar o que o parque significa para seus novos amigos, e se ela pode colocar de lado suas maneiras egoístas para ajudar a salvar o parque antes do Natal. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: Tem algumas coisas bem chatinhas nesse filme. Não sei se foi a história bem gordofóbica de uma das mulheres que vai ao parque de cachorros (que emagreceu só fazendo exercícios caminhando no parque) que me deixou com ranço, talvez seja a expressão estranha da atriz principal, a falta de nexo em vários pontos (por que Luce não explica para as pessoas o que aconteceu no final? Quer dizer, Luce é refinada, entende de negócios, não entendi por que não chegou nessa solução antes. Além disso, quem fica três meses com alguém e compra um relógio super caro a ponto de estourar o limite do cartão? Cai na real, amiga). Em vários momentos o filme não prendeu minha atenção. *SPOILER* No entanto, a reviravolta de Missy ser a presidente da empresa foi bem legal (só ficou estranha a reação do marido dela, não entendi qual é a dele até agora). É fofinho, tem coisas positivas mas dá umas escorregadas também. Diferentemente do filme anterior, esse a personagem principal não me passou aquela confiança de ser uma "filhinha do papai" em reabilitação.

Título: O FEITIÇO DE NATAL (THE HOLIDAY CALENDAR)
Ano: 2018 Duração: 1 hora e 35 minutos
Disponível na Netflix
Legendas: Elis Davanzo
Dramas Românticos - Classificação: Livre
Nota da Carol: 3,8
Rotten Tomatoes: 2,7/5 IMDb: 5,7
Detalhes: Abby (Kat Graham) é uma talentosa fotógrafa batalhando para conseguir construir uma carreira. Quando ela herda um calendário mágico que parece poder prever o futuro, sua vida toma um novo rumo e ela se vê sendo levada a encontrar o amor. (Fonte: AdoroCinema)
Opinião sincera: Não é um dos piores, mas também não foi memorável. Quer dizer, quem nunca tentou interpretar os "sinais do universo" ou sei lá o quê? Bonzinho para passar o tempo. E acabei ficando com vontade de comprar um calendário do advento, mas né, um sem magia, só com uns docinhos dentro e tal.

Título: YOU CAN'T FIGHT CHRISTMAS
Ano: 2017 Duração: 1 hora e 24 minutos
Disponível na Netflix
Legendas: Carla Alessandra Prado
Comédia Romântica - Classificação: 12 anos
Nota da Carol: 4
Rotten Tomatoes: 1,8/5 IMDb: 4,4/10
Detalhes: Um empresário ganancioso determinado a revitalizar o hotel de sua família conhece uma animada decoradora que adora o Natal. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: Gostei MUITO do fato da protagonista ser gorda e isso não ser visto como algo "negativo" e seu corpo não ser fonte constante de piada no filme. É um filme com uma proposta diferente, mas que tem aquele reconhecível "quê" de síndrome de Scrooge que nos traz de volta a magia do Natal.

Título: CRÔNICAS DE NATAL (CHRISTMAS CHRONICLES)
Disponível na Netflix
Ano: 2018 Duração: 1 hora e 44 minutos
Legendas: Elis Davanzo - Versão dublada: Estúdio Voxmundi Audiovisual - Tradução da Dublagem: Gabriela Meira - Direção: Orlando Viggiani
Comédias de ação, filme para a família e crianças - Classificação: 10 anos
Nota da Carol: 4,8
Rotten Tomatoes: 4,2/5 IMDb: 7,2/10
Detalhes: O presente de natal das crianças ao redor do mundo está em risco. Isso porque os irmãos Kate (Darby Camp) e Teddy Pierce (Judah Lewis) fizeram suas travessuras. Empenhados em flagrar o exato momento da chegada do Papai Noel, os dois se acomodaram em seu trenó e, acidentalmente, danificaram o veículo. Agora eles precisam fazer uma uma força-tarefa para ajudar o bom velhinho a correr contra o tempo, entregar os presentes e salvar o Natal. (Fonte: AdoroCinema)
Opinião sincera: Não entendi a necessidade da língua dos elfos parecer um bando de minions falando com aquela vozinha fininha (que ninguém aguenta mais btw), acho que poderia ter sido substituída por uma língua real tipo o finlandês ou terem feito uma língua menos "minion", sei lá. Tem tantas línguas interessantes. Enfim. Só sei que eu chorei com esse filme, foi um chororô só... do Luiz ter que parar o filme e me dar um abraço. Tudo bem que eu sou uma manteigona bem derretida, mas né. O final foi bem emocionante e achei que o Kurt Russel foi um bom Papai Noel (e que cover do Elvis foi esse, minha gente?!). Ficou bem "a cara" do Papai Noel (não no sentido físico, mas de todos os outros aspectos que fazem um Papai Noel ser Papai Noel pra mim... Não é a aparência, na aparência Papai Noel poderia ser de qualquer etnia pra mim). Achei que esse filme foi numa direção diferente dos demais filmes de Natal que eu vi para esse post, o que me surpreendeu positivamente.



FILMES SOBRE NATAL E REALEZA

SIM, EU SEI QUE É CLICHÊ  E, NA REAL, MEIO TOSQUINHO, mas eu gosto (e uma galera do tamanho da  torcida do Flamengo também que eu sei), tá?

Título: O PRÍNCIPE E EU (A PRINCESS FOR CHRISTMAS, apesar de no início do filme estar bem grandão "Christmas at Castlebury Hall" rsrs)
Ano: 2011 Duração: 1 hora e 30 minutos
Disponível na Netflix
Legendas: Lúcia Cunha
Comédia - Classificação 10 Anos
Nota da Carol: 3,8
Rotten Tomatoes: 3,3/5 IMDb: 6,5/10
Detalhes: A convite de um parente distante, um jovem viaja com sua sobrinha e seu sobrinho para um castelo na Europa para o Natal onde ela inadvertidamente se apaixona por um príncipe arrojado. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: A história de Jules e Ashton foi a precursora de todos os filmes com temática real natalina (pelo menos até onde sei). Apesar da atuação não ser lá essas coisas (principalmente da protagonista e das crianças), de algumas piadinhas serem tão toscas que chegam a ser engraçadas, dos desentendimentos que poderiam ser resolvidos com uma simples conversa e dos clichês sem fim, é um filme que evoca sentimentos amorosos, natalinos e de esperança, bem água com açúcar. A mudança gradual do castelo por causa da protagonista, a transformação com direito a vestido de baile e todo mundo olhando quando ela entra, a cena com o arco e flecha, a ex-namorada de olho na coroa, a cena de equitação, as criancinhas travessas, o cenário cheio de neve, a cena de dança, tudo isso esse filme tem. Como eu disse, é um dos primeiros mas não é o melhor de todos. Não é um filme ruim, mas é previsível. É bom para passar o tempo e um prato cheio do gênero, para quem gosta, é óbvio.

Título: NATAL NA REALEZA (A ROYAL CHRISTMAS)
Ano: 2014 Duração: 1 hora e 30 minutos
Disponível na Netflix
Tradução: Gustavo Samesina - Direção de dublagem: Alessandra Araújo
Comédia, Romance - Classificação 10 anos
Nota da Carol: 4,5
Rotten Tomatoes: 3,1/5 IMDb: 6,6/10
Detalhes: Lacey Chabert (a eterna Gretchen Wieners de Meninas Malvadas) interpreta Emily Taylor, uma designer de roupas que namora Leo Jamed, um cara aparentemente normal. Perto do Natal ele lhe conta seu segredo: ele é o principe Leopold (Leopold James William Henry Quincy Archibald Devlin IV) de um país europeu chamado de Cordinia. Ele a convida a passar o Natal com ele em seu país, porém ela deve superar um grande obstáculo que é conquistar sua sogra, a rígida rainha Isadora.
Opinião sincera: Eu simplesmente amo esse filme. Ele é um o primeiro do gênero que eu assisti e ele tem uma mistureba de fórmulas de vários filmes que eu gosto: o tema misterioso sobre sangue real, como em O Diário da Princesa; a rivalidade e consequentemente o entendimento com a mãe do namorado, da mesma forma que em A Sogra; a reviravolta que a personagem principal traz ao ambiente e o final super romântico que lembram Um Conto Quase de Fadas. É um filme leve, que apela ao imaginário do "felizes para sempre" mas mostra um casal real, com química, que tem um entrosamento e é verossímil. Não é um filme 100% prefeito, porém chega bem perto. "É como um conto de fadas", Emily diz no altar. E Leo responde: "É melhor. É real". 😭😭😭❤️❤️❤️ Morri num rio de lágrimas.

Título: O PRÍNCIPE DO NATAL (A CHRISTMAS PRINCE)
Ano: 2017 Duração: 1 hora e 32 minutos
Disponível na Netflix
Legendas: Will Moritz - Tradução da Dublagem: Arcanjo - Direção de Dublagem: Kate Kelly
Drama romântico - Classificação Livre
Nota da Carol: 3,5
Rotten Tomatoes: 3,2/5 IMDb: 5,7/10
Descrição: Uma jovem jornalista recebe um belo presente de Natal ao ser enviada para cobrir a história de um príncipe prestes a se tornar rei. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: Gostei bastante do filme e já vi algumas vezes. Ele não é perfeito, mas é o tipo de filme que você coloca na sala e todo mundo assiste numa boa, coxinhas e mortadelas unidos pela sensação calorosa de que a monarquia é linda, o romance não morreu e que tudo fica bem no Natal (ei, eu posso gostar desse gênero de filme e ainda ter senso crítico, risos... particularmente eu consigo entender e concordar com a problemática da monarquia e dos contos de fadas no imaginário social, especialmente feminino, e ainda curtir essas coisas, viu? Há momentos para problematizar e há momentos para curtir, nmo). Tudo bem que na vida real uma jornalista que se faz passar por tutora da família real ganharia uma passagem só de ida pra cadeia. Mas o príncipe Richard é gente como a gente: fugindo das responsabilidades de ser o herdeiro real como a gente foge dos problemas (a gente tenta, pelo menos rsrs... mas não dá pra tirar um ano sabático e viajar ao redor do mundo, os boletos não vão se pagar sozinhos, no nosso caso rsrsrs).

Título: O PRÍNCIPE DO NATAL: CASAMENTO REAL (A CHRISTMAS PRINCE: THE ROYAL WEDDING)
Ano: 2018 Duração: 1 hora e 32 minutos
Disponível na Netflix
Tradução das legendas: Simone Campbell - Tradução e Adaptação da Dublagem: Gabriela de Queiroz - Direção de Dublagem: Mauro Castro / Monica Placha
Drama romântico - Classificação Livre
Nota da Carol: 3
Rotten Tomatoes: 3,3/5 IMDb: 51,/10
Descrição: Um ano após Amber ajudar Richard a conquistar a coroa, os dois estão prestes a se casar (no Natal), mas seus planos são ameaçados quando ela começa a ter dúvidas sobre ser ou não uma rainha, enquanto Richard enfrenta uma crise política que não só ameaça o período festivo mas o futuro do reino. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: Não curti muito o filme e quase coloquei ele na lista dos piores colocados... Uma pena, porque o primeiro é bem fofinho. Diferente do filme anterior, eu descobri o plot desse filme nos primeiros minutos... Foi bem desanimador. Algumas coisas ficaram meio sem noção: por exemplo, a princesa Emily virou uma hacker que dá conselhos profundos e filosóficos de vida ao irmão quando um ano atrás ela estava pregando peças e fazendo desenhos debochados. Quer dizer, entendi que ela mudou e cresceu, porém essa mudança foi radical demais, o que me fez questionar a personagem em si. E gente, eu entendo que esse tipo de filme não tem muito dinheiro para a produção, mas o vestido de noiva (que deveria ser maravilhoso, porque se trata de um casamento real durante o Natal num paraíso invernal) é muito feio. Simples é uma coisa, feio eu não consigo lidar. Aqui, aqui e aqui tem alguns exemplos de vestidos simples e com o tema de inverno. Poderiam ser usados tecidos menos nobres para não pesar no orçamento e ainda assim ficarem lindos. Para mim, o vestido é o símbolo do filme inteiro: tinha tudo para ser maravilhoso porém me desapontou. Mas se eu veria de novo? Sim, óbvio.

Título: A PRINCESA E A PLEBEIA (THE PRINCESS SWITCH)
Ano: 2018 Duração: 1 hora e 41 minutos
Disponível na Netflix
Legendas: Elis Davanzo - Tradução da Dublagem: Claudia Chaves - Direção de Dublagem: Mario Tupinambá
Comédia Romântica - Classificação: Livre
Nota da Carol: 4,5
Rotten Tomatoes: 3,3/5 IMDb: 6,1/10
Descrição: Uma duquesa e uma confeiteira descobrem que são sósias perfeitas uma da outra e decidem trocar de lugar. Quando elas se apaixonam por homens que não fazem a menor ideia de quem elas são de verdade, esse plano pode virar um problema (Fonte: AdoroCinema).
Opinião sincera: Eu AMEI voltar a ver Vanessa Hudgens (Stacey De Novo, a "plebeia", e Lady Margaret, a "princesa") na telinha, toda linda e fofa (uma vez Wildcat, sempre Wildcat, foi mal... se você entendeu a referência, podemos ser amigos rsrsrs se não, podemos também hehehe). Tudo bem que o sotaque britânico fake foi esquisito, ela ir à copetição só por causa do ex não foi a melhor das motivações, a "sabotagem" foi bem forçada (chega de rivalidade entre garotas, peloamor), Kevin deveria ter percebido que Margaret não era sua melhor amiga e os bolos obviamente eram falsos, risos. Mas... quem nunca fez alguma coisa só pra esfregar na cara do(a/e) ex que jogue a primeira pedra, rs. Eu sei, eu sei... Temos que fazer as coisas por nós mesmos e não pelos outros, mas às vezes o despeito (spite) e a raiva são ótimos motores para a mudança. Além disso eu amei a amizade de Stacey e Kevin! Pelo menos até ele se apaixonar por Margaret se passando por Stacey. ATENÇÃO PESSOAS: HOMENS E MULHERES PODEM SER AMIGOS SEM TEREM INTERESSE AMOROSO/ROMÂNTICO! Agora, cá entre nós, momento "objetificação masculina", risos)... Sam Palladio, que interpreta o príncipe Edward, é um dos "príncipes" mais bonitos que apareceu por aí nesse subgênero específico de filmes, mas vamos combinar que Nick Sagar (que nem é príncipe na história, ele interpreta o amigo de Stacy, Kevin) é o mais belo de todos, sem sombra de dúvida.


OS PIORES COLOCADOS

Nenhum desses passou de 2 pontos. 
Sinta meu mais puro ódio emanar da tela enquanto lê. SHAME. SHAME. SHAME

Título: MERRY KISSMAS
Ano: 2015 Duração: 1 hora e 29 minutos
Disponível na Netflix
Tradução das legendas: Monica Campos de Azevedo
Romance - Classificação 10 anos
Nota da Carol: 0,5
Rotten Tomatoes: 2,3/5 IMDb: 5,6/10
Detalhes: Desistindo de seu relacionamento com um coreógrafo controlador, Kayla se apaixona por Dustin, com quem ela compartilha um beijo mágico num encontro casual no elevador. Mas quando o coreógrafo começa a ser agradável e Dustin é aquele que começa a cometer deslizes, Kayla fica dividida em saber quem ela realmente ama. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: Tenho muita coisa pra falar desse filme porque ele me irritou profundamente. Fique à vontade para pular essa parte se quiser, risos. *SPOILER ALERT*
Vamos lá... Logo no começo do filme Kayla e Dustin (os protagonistas) simplesmente se pegam no elevador sem mais nem menos e eu fiquei com uma interrogação no meio da testa. Ela entra numa loja e comete uma descortesia sem tamanho... Era só ela ter dito pra mulher da loja: "ok, obrigada, tchau," ao invés de deixar a senhora literalmente falando sozinha (que falta de educação, heim). Aí ela simplesmente entra no MESMO prédio que Dustin, no MESMO elevador (que coincidência) e simplesmente o BEIJA. A mulher da loja a conhece, conhece o noivo dela (pelo que entendi), e foi muito estranho (e mais pra frente no filme vemos o casal principal de novo no elevador, parece que eles só se entendem ali).
Vamos combinar que Kayla é uma péssima amiga, enquanto Jana (amiga da protagonista) está conversando e falando dos seus pais ela tá pensando no beijo (e na traição, sem nem um pingo de remorso). Tudo bem que o noivo de Kayla é um mané, mas dá um pé nele com dignidade e sai por cima antes de sair beijando os boy por aí, miga!
Como disse Luiz, o pico do filme não é bem construído, parece que eles tentaram fazer algo diferente, um novo plot-twist, mas que não funciona muito bem. O resultado é um filme com um timing péssimo e um roteiro bizarro. Dustin a entende, é sensível, deu o quebra-nozes a ela e a estimulou a escrever a matéria. Ahhh, tchibunitchim. Mas os personagens estranhos e a atuação forçada transformam uma trama que poderia ser fofa, em maçante.
Falando em personagens, que masculinidade frágil essa do Wells (o namorado mala da protagonista) que é ameaçada pelo primeiro cara que aparece! Pelo menos ele se dá conta depois que ele que tá com ciúme do Dustin, mas mesmo assim fica naquela implicância tosquinha... 
Além disso, Kayla "cagou" pras responsabilidades dela como empresária do ex num determinado ponto do filme, né. Se o romance foi "substituído pelos negócios" como ela mesma disse (eu até entendo), termina! Mas isso não é razão pra você desligar o celular a poucos dias da apresentação mais importante do seu cliente e sair pra comer pizza com o bofe novo. Querida, você só deu bola fora. Se foi o combinado entre vocês (pelo menos tacitamente) que você era a manager dele, fazer a lista de tarefas do cliente também faz parte dos seus afazeres. Pelo menos fala pra ele arrumar um empresário novo! Alguém tem probleminhas o filme todo em saber se impor, dizer não e colocar limites nas coisas, mas no fim ela não se resolve. Não mostra a evolução da personagem de forma empoderada, foi muito esquisito.
Mas, em compensação, o ex tenta fazer ela entrar numas guilt trips bem estúpidas que fizeram meus olhos dar 360 nas órbitas (se ainda fosse um dos problemas que eu citei aqui, como largar ele profissionalmente e tal, mas não... Tudo o que ele quer uma pessoa pra organizar a vida dele de graça).
Ah, antes que eu me esqueça: destaque pra prima do Dustin que é uma chata de galocha. Só isso mesmo.
Esse filme tem alguns dos favoritos de Natal: assar biscoitos e coisas para caridade. O quebra-nozes. Bônus: animais fofinhos. Assar biscoitinhos para cachorros. Que fófis. Esse filme tem tudo isso.
Mas o enredo é muito ridículo... E eu reitero o que eu disse no início: pra mostrar que está apaixonado não precisar dar beijo em toda cena não, ficou forçadíssimo.

Título: HOW SARAH GOT HER WINGS
Ano: 2015 Duração: 1 hora e 27 minutos
Disponível na Netflix
Tradução das legendas: Brunella Borneo
Comédia, Drama - Classificação 10 anos
Nota da Carol: 1
Rotten Tomatoes: 2,5/5 IMDb: 5,6/10
Detalhes: A boa samaritana Sarah Fitzpatrick sofre um acidente fatal pouco antes do Natal, e encontra-se no lobby, antes dos portões do Céu. Certa de que vai entrar, ela fica chocada ao descobrir que o seu nome não está na lista de reserva. No entanto, ela tem a oportunidade de voltar à Terra como um "anjo no treinamento" e tem a obrigação de ajudar uma alma em necessidade. Sarah tem os 12 dias antes do Natal, para garantir o seu lugar na lista para a sua vida após a morte. (Fonte: Filmow)
Opinião Sincera: Estava curtindo até certo ponto mas parei no meio do filme porque  a protagonista é insuportável e o ex namorado dela é um completo paspalho.

Título: UM PRESENTE PERFEITO (SO THIS IS CHRISTMAS)
Ano: 2013 Duração: 1 hora e 49 minutos
Disponível no Telecine Play
Legendas: DREI MARC Tradutor: Daniel Erazão
Comédia - Classificação 12 Anos
Nota da Carol:  0
Rotten Tomatoes: 1,8/5 IMDb: 4,6/10
Detalhes: Aos dezoito anos de idade, Ashley está indo na direção errada. Ela está saindo com pessoas ruins e procurando uma fuga da rotina de casa. Tudo começa a mudar quando um dos empregados da família consegue incentivá-la a fazer uma peça de Natal para crianças carentes. Ashley encontra um propósito, ajudando as pessoas necessitadas e usa isso para ajudar a curar sua família perturbada. Juntos, eles descobrem o impacto que uma pessoa pode ter através do dom de se dar ao próximo. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: A classificação do filme dizia comédia. Comédia começando com gente baleada e sangue. Tá, continuei vendo. O filho se droga e a filha fuma (o pai percebeu e ficou de boas, só mandou ela lavar as roupas pra madrasta não perceber... tá né). A menina vai na balada escondido, bebe todas, tudo isso com uma atuação bem forçada. Cadê as risadas? 20 minutos de filme e não dei nenhuma ainda. Larguei de mão porque achei pesadíssimo pra um filme natalino. Sou dessas que gosta de clichês natalinos e de não estragar a melhor época do ano, dá licença.


Título:  ERA UMA VEZ UM CASAMENTO (CHRISTMAS WEDDING PLANNER)
Ano: 2017 Duração: 1 hora e 26 minutos
Disponível na Netflix
Legendas: Alice Machado
Comédia Romântica -  Classificação 10 anos
Nota da Carol: 1,5
Rotten Tomatoes: 2,2/5 IMDB: 5,0/10
Detalhes: A planejadora de casamentos, Kelsey Wilson, está prestes a ter seu grande chance: planejar o casamento exclusivo do sua amado prima. Tudo está indo sem problemas até que Connor McClane, um investigador particular diabólico e bonito, aparece e transforma o mundo de Kelsey de cabeça para baixo. Contratado por uma fonte secreta, Connor rapidamente interrompe as núpcias, mas ganha o coração de Kelsey no processo. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: Achei o filme bastante confuso. *SPOILER*
Kelsey conversa com a mãe falecida por mensagem de celular, tudo bem (não sei se isso é uma coisa saudável, mas não cabe a mim julgar, sei lá). Mas do quê a mãe morreu? Esse elemento da ligação dela com a mãe falecida poderia ter sido melhor explorado. Achei que Kelsey tem um pouco de complexo de Cinderela... Ela narra sobre a tia com toda a cara de vilã, porém lá pro meio/final do filme vemos que não é bem assim. E que final, heim, totalmente batido e digno das melhores novelas (não digo isso de forma sarcástica, amo novelas rs): o noivo da prima engravidou a empregada e os pais dele, quando descobriram, a mandaram embora. Mas assim, a moça que aparece no final grávida (Veronica) poderia muito bem ter ido procurar seus direitos, exigir uma pensão pra criança pelo menos... parece que ela ficou na pindaíba depois que foi demitida e isso é meio tosco. Todd é pai do filho dela, os pais dele a demitem por isso e ela não faz nada?
E gente, minha melhor imitação de Kristoff do filme Frozen: QUEM SE CASA COM ALGUÉM QUE ACABOU DE CONHECER? Connor e Kelsey (os protagonistas INSUPORTÁVEIS) se conhecem há, sei lá, três dias e só porque ele dá uns beijinhos nela, fica tudo bem e na sequência ele a pede em casamento. E ELA ACEITA? Espertinho do Connor, não gastou um tostão sequer no próprio casamento. Logo após o discursinho da própria Kelsey de que "há momentos em que precisamos assumir o controle. Não ceder a ideias tolas ou românticas de que o amor conquista tudo" aí ela faz EXATAMENTE O OPOSTO DO QUE DIZ. Entendi, é pra ser engraçadinho, mas eu fiquei chateada com isso porque é surreal.
E Emily fica de boas com a prima tirando seu grande dia? Essa prima Emily é um anjo mesmo, não sei se eu ficaria tranquila assim (provavelmente eu faria como essa moça aqui e continuaria com a festa pra comemorar ter me livrado do traste). No fim, o fato dela ser uma cerimonialista (wedding planner) nem é tão relevante assim pra trama (bem como o fato da mãe estar morta) e poderia ter sido bem mais elaborado (ela já era prima da noiva, quase não fez nenhum trabalho pesado de cerimonial). Achei que faltou um pouco de "polimento" no filme, se tivessem melhorado um pouco o roteiro dele tinha tudo para ser interessante.

Título: O ESPÍRITO DO NATAL (THE SPIRIT OF CHRISTMAS)
Ano: 2015 Duração: 1 hora e 31 minutos
Disponível na Netflix
Tradução das legendas: Alysson Navarro
Drama Romântico - Classificação 10 anos
Nota da Carol: 2
Rotten Tomatoes: 3,5/5 IMDb: 6,5/10
Detalhes: Uma mulher se apaixona por um homem que está de certa forma indisponível, afinal ele é um fantasma. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: O filme é legal, porém... que diabos de final maluco foi esse? O fantasminha camarada volta à vida? Ela curte espectrofilia? Ele é um espírito do Natal mesmo (tipo os espíritos que visitam Scrooge)? Tantas perguntas sem resposta. Isso que fez baixar a nota dele. Faltou amarrar as pontas soltas do filme, na minha opinião. Brochante, se tivesse que descrever em uma palavra.

Título: O RESGATE DOS DESEJOS DE NATAL (48 CHRISTMAS WISHES)
Ano: 2017 Duração: 1 hora e 24 minutos
Disponível na Netflix
Legendas: Airton Almeida
Filmes para a família e crianças, comédia - Classificação Livre
Nota da Carol: 1,5
Rotten Tomatoes: 1,9/5 IMDb: 4,1/10
Detalhes: As cartas de uma pequena cidade para o Papai Noel viraram cinzas por acidente. Agora dois elfos precisam se aventurar para recuperar cada desejo perdido. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: Sendo bem sincerona, o filme é tão chato que nem lembro como termina porque não consegui prestar atenção. As crianças/elfos/duendes, sei lá, são muito estranhas e achei que, nmo, se for pra ver um filme infantil com uma temática parecida que seja a animação Operação Presente.

Título: UM PAPAI NOEL MUITO ESPECIAL (DEAR SANTA)
Ano: 2011 Duração: 1 hora e 32 minutos
Disponível na Netflix
Tradução: Cristiane Roedel
Comédia romântica - Classificação: Livre
Nota da Carol: 1
Rotten Tomatoes: 3,3/5 IMDb: 6,5/10
Deatalhes: Crystal, membro da alta sociedade, encontra uma triste carta de uma criança pedindo um presente especial para o Papai Noel: Uma nova esposa para seu pai. Ela então, decide que esta é oportunidade de mudar seu destino para sempre. (Fonte: Filmow)
Opinião sincera: O filme até tem boas intenções, (ou sendo sincera tenta e falha bonito) mas *SPOILER ALERT* não gostei nada dessa história de "vou atrás da família (composta por pessoas que eu nem conheço) desta criança, que escreveu uma inocente cartinha para o Papai Noel, pois é o destino que eu namore com o pai viúvo dela, temos que ficar juntos e vou arruinar um relacionamento no meio do caminho porque, de novo, É NOSSO DESTINO FICAR JUNTOS SÓ PORQUE UMA CARTA VOOU NA MINHA CARA E EU NÃO TIVE A DECÊNCIA DE COLOCAR DE VOLTA NA CAIXA DO CORREIO, SIMPLESMENTE ABRI E LI". É algo EXTREMAMENTE CREEPY, assustador, digno de uma stalker, corram para as montanhas, cadeia nela (por ser uma stalker e por violar a correspondência alheia)! Sim, só caps lock para demonstrar o quanto eu fiquei indignada com isso! Não deveria ser classificação livre, deveria ser proibido passar a mensagem de que é perfeitamente aceitável você enganar alguém para começar um relacionamento cheio de segundas intenções e cometer um delito é legal. E eu já vi filmes natalinos desta lista com a temática "ex-patricinha mudando de vida" mas esse não tem nenhum desenvolvimento da personagem para seu crescimento pessoal e profissional, no final ela só quer um macho porque os pais dela a colocaram contra a parede e falaram: "Ou vai ou racha! Ou tu arruma um emprego ou um homem porque senão tá fora da nossa aba!". Triste.

PS: ficou faltando os filmes Paisagem de Natal, I'll be Home for Christmas e Miss Me this Christmas, todos disponíveis na Netflix, mas esse post ficou muito grande e eu já atingi a cota de filmes de Natal rs. Também não falei dos episódios natalinos das séries porque aí o post ia ficar maior do que é hahaha.

Ah, se você leu até o final, MEU MUITO OBRIGADA, SEU(SUA) ANJINHO NATALINO, rsrsrs!
O que achou? Concorda, discorda? Pode colocar nos comentários!

Toda a equipe do Crítica lhes deseja um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

- Ana Carol

Este post tem 0 comentários


EmoticonEmoticon

Próximo Post Next Post
Post Anterior Post Anterior